TC Mover
Mover

Barros confirma LDO na quarta e chances para a Reforma Tributária

Postado por: TC Mover em 14/12/2020 às 16:18

Brasília, 14 de dezembro – A Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, será analisada nesta quarta-feira pelo Congresso, confirmou o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, em evento nesta segunda-feira. A sessão virtual para votar a LDO começará pelos deputados às 10h00, seguida pelos senadores às 16h00, de acordo com a convocação do presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre. 

Assim, o governo disporá de recursos para o custeio da máquina pública, como pagar salários, manter serviços públicos e serviços da dívida, até a aprovação da proposta orçamentária do ano que vem, que deve acontecer entre o final de fevereiro e o começo de março, segundo o parlamentar.

Reforma Tributária pode ser analisada ainda em 2020

Barros também reafirmou que a Reforma Tributária pode começar a ser apreciada pela Câmara ainda neste ano, nem que seja somente o projeto do governo que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços, o CBS, o que também foi cogitado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia. 

Sobre a pauta da Câmara na tarde de hoje, o líder afirmou ao Valor que continua tentando um acordo para incluir gatilhos do Teto de Gastos no chamado novo Plano Mansueto, porém sem conter cortes, mas apenas bloqueio de despesas dos estados que aderirem ao plano de equilíbrio fiscal. 

Barros calculou a base governista em torno de 308 deputados e avaliou que a agenda de reformas deve progredir sem dificuldades em 2021. O articulador governista reiterou que “em princípio” não haverá prorrogação do Orçamento de Guerra, o que não daria espaço para prolongar o auxílio emergencial. 

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Kariny Leal e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais