Mover

Bolsonaro é favorito para 2022, diz pesquisa Exame/Idea; Gomes ameaça

Postado por: TC Mover em 04/12/2020 às 11:27

Brasília, 4 de dezembro – Jair Bolsonaro, sem partido, seria reeleito presidente em todos os cenários, conforme pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta sexta-feira. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, do PDT, seria sua principal ameaça. 

Pelo levantamento, Bolsonaro teria 28% no primeiro turno. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, teria 16%.  O ex-ministro Sergio Moro, sem partido, estaria com 10%, Ciro Gomes, com 7%, o apresentador Luciano Huck, sem partido, 4%, e o governador paulista, do PSDB, João Doria, também 4%.

Pesquisa indica segundo turno acirrado

No segundo turno, Gomes marcaria 36%, tecnicamente empatado com Bolsonaro, com 37%, sendo o nome com melhores condições para derrotar o presidente, de acordo com a análise do levantamento. 

Huck e Lula alcançariam 32%, também tecnicamente empatados, embora em maior desvantagem – Bolsonaro teria 36% contra o apresentador e 37% contra o petista. Moro perderia para o chefe do Executivo por 44% a 29%.

Eleição municipal pode refletir no desempenho do centro e da esquerda

Para nós, o desempenho de candidatos de centro e da esquerda alternativa ao PT na pesquisa reflete os efeitos do resultado da disputa municipal, que confirmou vitória de políticos experientes e a busca dos eleitores por diálogo e moderação. 

Nesta quinta-feira, o colunista Tales Faria, do UOL, informou que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, passou a trabalhar por uma aliança de partidos de centro com a esquerda para 2022, para o que poderia cogitar uma chapa com Gomes na cabeça e ele próprio na vice. 

A pesquisa Exame/Ideia ouviu 1.200 pessoas entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais