Mover

Bolsonaro formaliza comitê contra Covid-19

Postado por: TC Mover em 25/03/2021 às 19:49

Brasília, 25 de março – Para além de reuniões informais e anúncios políticos, o presidente Jair Bolsonaro assinou hoje decreto em que formaliza a criação de comitê contra da Covid-19, segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação do governo.


Comitê contra Covid-19 terá cronograma formal de tarefas

O aspecto positivo de Bolsonaro oficializar o comitê contra Covid-19 é que haverá um cronograma formal de tarefas. Entre elas está convidar autoridades e especialistas nas questões a serem debatidas, estabelecer grupos de trabalho e prazo de duração, previsto no decreto como 90 dias, mas podendo ser prorrogado.

O gesto pode ser interpretado como confirmação de que Bolsonaro entendeu a mensagem do Parlamento sobre ser preciso uma coordenação séria entre os Poderes e os entes federados.


Bolsonaro, Pacheco e Lira comporão o órgão

O decreto prevê uma composição do órgão com o presidente Bolsonaro, que o coordenará, e com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara, Arthur Lira, e, na condição de observador, com autoridade designada pelo Conselho Nacional de Justiça, CNJ. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, acabou inserindo o Judiciário no grupo, conforme anúncio dele em sessão da Corte ontem. Antes, havia dito que o Poder somente se encarregaria de antecipar eventuais judicializações de medidas contra a pandemia.

Ainda hoje, o presidente Bolsonaro faz sua tradicional transmissão semanal. É esperado que ele mantenha as posições pragmáticas que passou a adotar a favor da imunização, de sua aceleração e da conciliação para superar a crise.


Confira outras notícias sobre Bolsonaro no combate à Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro negou, em conversa com jornalistas, ter divergências com o presidente da Câmara, Arthur Lira, com quem disse ter uma amizade antiga. O deputado cobrou, mais cedo, correção de rumos do Planalto contra a pandemia. Leia mais.

Não fosse Jair Bolsonaro o presidente da República, provavelmente não faltaria quem escrevesse que “a esperança venceu o medo” nesta quarta-feira, após o chefe do Poder Executivo, ladeado pelos comandantes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, anunciar um comitê nacional de enfrentamento à pandemia. Leia mais.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Clara Guimarães e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Ibovespa acelera com sinalização de Campos Neto e fecha com 113,7 mil pontos

Bolsonaro nega conflito com Lira e reforça apoio a vacinas

Orçamento de 2021 vai para o Plenário do Congresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais