Bolsonaro lidera em todos os cenários para 2022, mostra pesquisa

Brasília, 29 de janeiro – Apesar do fim do auxílio emergencial e do início conturbado da vacinação contra Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro lidera com mais de 30% das intenções de voto, fora da margem de erro, em todos os cenários de primeiro turno para 2022, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas obtido pela Veja.
No segundo turno, Bolsonaro pode ser derrotado apenas pelo seu ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, com quem empata tecnicamente por 39,1% a 37,6%. Já uma pesquisa XP/Ipespe de janeiro mostrou que Moro derrotaria o presidente.
Ausência de Moro cria cenário mais favorável para o presidente
No primeiro turno, Bolsonaro lidera com 30,5%, seguido por Moro com 12%, Ciro Gomes com 10,6%, Fernando Haddad com 9,5% e Luciano Huck com 8,1%, todos empatados dentro da margem de erro.
Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida, a vantagem de Bolsonaro cai para 31% a 17,3%, mas o petista continua inelegível pela Lei da Ficha Limpa. O cenário em que Moro não concorre é o mais favorável ao presidente, no qual o presidente aparece com 33,7% contra 12,1% de Ciro na segunda colocação.
Disputa mais apertada no segundo turno é entre Bolsonaro e Lula
No segundo turno, o cenário mais apertado para Bolsonaro é no qual enfrenta Lula, quando marca sete pontos percentuais de diferença. Já a simulação mais tranquila é contra o governador paulista João Doria, com distância de mais de 15 pontos percentuais a favor do presidente.
A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 26 de janeiro, a primeira do instituto após o fim do pagamento do auxílio emergencial, também conhecido como coronavoucher, e após o começo da imunização, considerados temas sensíveis à popularidade de Bolsonaro.
Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Gustavo Boldrini e João Pedro Malar
Arte: TC Mover

As mais lidas da semana: Orçamento, Magazine Luiza, MP da Eletrobras
Confira as notícias mais lidas da semana, como impasse do Orçamento, queda da ação da Magazine Luiza e prorrogação da MP da Eletrobras

As mais lidas da semana: Open Banking, Bradespar, CPI da Covid-19
Confira as notícias mais lidas da semana, como coluna do Sanita sobre Bradespar e entrevistas exclusivas sobre Open Banking e CPI da Covid

Bolsas americanas mantêm rali; no radar, yields, coronavírus, Orçamento, CPI: Espresso
Bolsas americanas encerraram sexta-feira em alta, coroando a semana com recordes por otimismo com recuperação econômica e balanços. Confira