Mover

Bolsonaro seria reeleito em 2022, mostra pesquisa Exame/Idea

Postado por: TC Mover em 12/03/2021 às 10:48
Bolsonaro e Lula

Brasília, 12 de março – A pesquisa Exame/Ideia de intenção de voto para 2022, divulgada há pouco, a terceira desde que o Supremo Tribunal Federal, STF, anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato, reforça a incerteza sobre o cenário para a eleição presidencial com mais um resultado diferente.


Pesquisa mostra Bolsonaro vencendo eleição em todos os cenários

A pesquisa divulgada hoje o mostra o presidente Jair Bolsonaro como o vitorioso em todos os cenários de primeiro e segundo turno, quando bateria o petista e o apresentador Luciano Huck por sete pontos de vantagem. São estes os candidatos que mais rivalizariam com Bolsonaro, segundo o levantamento.

Em uma disputa entre Bolsonaro e Lula, o presidente venceria por 44% a 37%. Já contra Huck, Bolsonaro tem 46% e o apresentador 37%. No primeiro turno, o presidente marcaria 12 pontos em relação a Lula, que ficaria na vice-liderança. Para 54%, a anulação de condenações ao ex-presidente foi injusta.


Terceira pesquisa sobre eleição presidencial diverge das outras duas

As pesquisas anteriores, da CNN Brasil/Real Time Big Data e Atlas, chegaram a conclusões diferentes em relação ao eventual vitorioso na disputa. Na primeira, Bolsonaro vence nos dois turnos, despontando com cerca de dez pontos de distância de Lula.

Na segunda, o presidente perderia para o petista, para o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e para o candidato derrotado em 2018, Ciro Gomes. Em comum, os três levantamentos indicam dificuldades para candidaturas próprias de centro e a tendência de polarização, em 2022, entre Bolsonaro e Lula.

A pesquisa Exame/Ideia ouviu mil pessoas entre os dias 10 e 11 de março e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Angelo Pavini e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Yields assustam e futuros caem; varejo e vírus no radar: Espresso

Calendário Econômico: Varejo, balanço, IPP

Especial: Visão liberal será diferença entre Bolsonaro e Lula, diz Barros

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais