TC Mover
Mover

Câmara se reúne para discutir prisão de deputado pró-Bolsonaro

Postado por: TC Mover em 17/02/2021 às 10:40
prisão do deputado Silveira

São Paulo, 17 de fevereiro – A prisão do deputado Daniel Silveira, do PSL, por ofensas aos ministros do Supremo Tribunal Federal, deve estremecer o mundo político na volta do feriado de Carnaval, na esteira das tensões que ela possa gerar entre os poderes Legislativo e Judiciário. A Câmara vai se reunir ainda hoje para discutir o caso, segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira.


Deputado defendia fechamento do STF e fazia apologia ao AI-5

A prisão em flagrante do deputado, ex-policial e apoiador do governo foi movida pelo ministro do Supremo Alexandre de Moraes e motivada por um vídeo postado ontem por Silveira em que ele defendia o fechamento do STF e fazia apologia ao AI-5, o instrumento mais duro da ditadura militar. Durante a prisão, o deputado gravou um novo vídeo, atacando mais uma vez os ministros da Corte.

Por ter imunidade parlamentar, a prisão do deputado deve ser referendada pela Câmara, que se encontra dividida. Deputados devem discutir hoje a prisão de Silveira. O PSL analisa a situação, mas deve pedir a expulsão do deputado Silveira da coletividade, disse uma fonte à colunista Andreia Sadi, do G1. A situação deixa os parlamentares preocupados em defender a Casa para não abrir precedentes de novas prisões decididas pelo Judiciário.

Por outro, não há vontade de ir contra o STF por um deputado que “vive de atacar a democracia”, como descreveu outra fonte à Sadi. No Twitter, Lira disse que vai analisar o caso com “serenidade e consciência” em reunião com líderes às 13h00. O presidente Jair Bolsonaro não deve se pronunciar em relação ao fato, disseram fontes à agências de notícias.

Texto: Guilherme Dogo e Leopoldo Vieira
Edição: Guillermo Parra-Bernal e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Corleta: As commodities ainda têm espaço para subir mais?

Calendário Econômico: Vencimento de opções, varejo, ata do FOMC

Supermercadistas devem apontar para maiores margens, à espera do auxílio

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais