TC Mover
Mover

Campos Neto sinaliza foco em concorrência bancária à frente do BC

Postado por: TC Mover em 26/02/2019 às 11:45

O Brasil precisa modernizar seu arcabouço bancário para incluir mais cidadãos e reduzir o custo dos serviços financeiros, assim como manter a transparência, a cautela e a perseverança na condução da política monetária, como forma de estender a manutenção de juros e inflação baixa, disse Roberto Campos Neto, indicado para comandar o Banco Central, em sabatina no Senado nesta terça-feira.

 

Para Campos Neto, que discursou com alguns dos possíveis membros da sua equipe ante a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o país precisa avançar na implementação de ajustes e reformas fiscais, com especial atenção na reforma da Previdência – sem esta ser a única. Para ele, o feitio da atual gestão do BC de manter a taxa básica de juros Selic na mínima histórica de 6,50% por mais de um ano permite à autarquia “perceber melhor as imperfeições” dos mercados locais e de propor “medidas alternativas que melhorem a eficiência de nossos mercados”, disse.

 

A sabatina trouxe ao investidor uma primeira oportunidade para conhecer as visões de Campos Neto sobre a política monetária, as ferramentas que ele utilizaria para manter o controle da inflação e assegurar a estabilidade da moeda. O atual presidente do BC, Ilan Goldfajn, que assumiu há quase três anos, reduziu a taxa Selic desde 14,25% e a inflação, que chegou a tocar dois dígitos.

 

Uma manutenção de juros baixos e inflação baixa tende a favorecer a valorização dos ativos financeiros locais, seja ações ou títulos de dívida, além de alavancar o investimento entre as companhias do setor real. A bolsa reage à sabatina com alta de 0,43% às 11h40, enquanto os juros futuros viraram e passaram a cair após o discurso inicial de Campos Neto. A continuação devem seguir a rodada de perguntas e respostas a Campos Neto e sua equipe.

 

(Foto: Campos Neto, indicado à presidência do BC – Mídia News)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais