Mover

Candidatos se registram para disputar presidência da Câmara e DEM abandona Rossi

Postado por: TC Mover em 01/02/2021 às 17:17
Câmara

Brasília, 1 de fevereiro – Os deputados Arthur Lira e Baleia Rossi, que disputarão a presidência da Câmara a partir das 19h00, registraram suas candidaturas e dos blocos que dão sustentação a elas nesta tarde.

Lira é o favorito na disputa pela presidência da Câmara

O favorito Lira, que é apoiado pelo governo, reuniu o PP, PSD, PL, PSL, Avante, Patriota, Podemos, Republicanos, PSC, PTB e Pros. Já Rossi confirmou a saída do DEM de sua aliança, que pode fazer com que seu padrinho político e atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, deixe a legenda.

Rossi garantiu apoios de PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, SD, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. A formação de blocos define a ocupação de cargos na Mesa Diretora e no comando de comissões da Câmara dos Deputados.

Apoio de Bolsonaro ajudou a mudar apoios de deputados

O deputado Baleia Rossi começou a disputa na Câmara como favorito após conquistar a adesão de legendas de esquerda, com quem se comprometeu a pautar a criação de um novo benefício social após o fim do auxílio emergencial em 2020.

No curso da campanha, Rossi foi ultrapassado por Lira, que defende prioridade na Câmara à Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, PEC Emergencial, e ao Orçamento para 2021 antes de um substituto ao auxílio emergencial. O apoio do presidente Jair Bolsonaro, com promessas de verbas e cargos, ajudou a mudar vários apoios para Lira.

Estimativas apontam Lira com mais de 300 votos

Conforme fontes da TC Mover, Lira pode chegar a mais de 300 votos para a presidência da Câmara, enquanto Rossi deve obter em torno de 200. Porém, Maia afirmou na sexta-feira que tem “certeza” da vitória de Rossi.

Uma vitória do candidato governista deve ter impacto positivo nos mercados, que acreditam que isso pode significar apoio para projetos de reformas e menor risco de processos de impeachment. A sessão de votação na Câmara contará com transmissão ao vivo.

Texto: Leopoldo Vieira

Edição: Angelo Pavini e João Pedro Malar
Arte: Carlos Matos/TC

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais