Com Lula, centro teria dificuldades para ganhar força, diz Eurasia - TC
TC Mover
Mover

Com Lula, centro teria dificuldades para ganhar força, diz Eurasia

Postado por: TC Mover em 09/03/2021 às 10:37
Lula

Brasília, 9 de março – A elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda vai depender do ritmo pelo qual seus casos podem ser julgados novamente. Porém, na visão da Eurasia Group, a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, STF, claramente tornaria mais difícil para um candidato de centro ganhar força antes da eleição de 2022.


Especialistas subestimam competitividade da esquerda na próxima eleição, diz consultoria

Em um relatório a clientes, a consultoria diz que especialistas subestimaram sistematicamente a competitividade da esquerda para a eleição do próximo ano, pois experiências em países como Equador, México e Argentina mostram que, quando há desejo de mudanças e o governante é conservador ou centrista, a esquerda se beneficia.

Já na avaliação de cientistas políticos ouvidos pelo Globo, Lula pode beneficiar o presidente Jair Bolsonaro se adotar uma postura “radical”. Porém, o petista pode ganhar votos do centro se fizer acenos ao mercado, como em 2002.

Eles afirmam que não é automático o ganho de Bolsonaro na polarização com Lula. Afinal, diferentemente de 2018, o presidente será cobrado pelas crises causadas pela pandemia.


Lula fará entrevista coletiva nesta tarde

Está prevista para as 13h30 uma entrevista coletiva de Lula. O petista falará sobre a decisão do ministro Fachin e sobre sua eventual candidatura presidencial no ano que vem. A Procuradoria-Geral da República decidiu recorrer da anulação das sentenças ao ex-presidente.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guilherme Dogo e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Exterior retoma apetite por risco; no Brasil, Lula e vírus complicam o jogo: Espresso

Calendário Econômico: Serviços, balanços, PIB da Zona do Euro

Especial: Pauta do Congresso sinaliza destravamento da agenda econômica

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais