Congresso instala Comissão de Orçamento; presidente é aliada de Lira

Brasília, 10 de fevereiro – O Congresso acaba de instalar a Comissão do Orçamento, também conhecida como CMO, conforme anunciado ontem pelo presidente da Casa, Arthur Lira. O colegiado será presidido pela deputada Flávia Arruda, aliada de Lira, que foi eleita por aclamação, encerrando disputas ocorridas em 2020 pelo cargo.
A meta é votar o Orçamento de 2021 até março e abrir espaço para um novo auxílio emergencial, segundo Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A CMO começará a analisar rapidamente a proposta orçamentária deste ano e, em seguida à aprovação do relatório do senador Marcio Bittar, discutirá o Orçamento para 2022, segundo declarações do senador Paulo Rocha, que conduziu a sessão de instalação do colegiado.
Votação da Autonomia do Banco Central foi remarcada para hoje
Lira remarcou para hoje a votação do projeto de autonomia do Banco Central, após um acordo com a oposição para a aprovação ágil da matéria nesta quarta-feira, pelo qual serão analisados somente dois requerimentos de obstrução e cinco destaques de forma nominal, após superada a aprovação do relatório do deputado Silvio Costa Filho. Antes, os deputados aprovaram por 363 votos a 109 um pedido de urgência para o projeto.
Ontem, fontes disseram à TC Mover que a autonomia do BC deve passar com cerca de 300 votos favoráveis, em reprodução à maioria semelhante que elegeu Lira ao comando da Casa. O texto deve ser aprovado sem alterações, segundo o relator, seguindo para a sanção.
Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guilherme Dogo e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover
Leia também
Klabin (KLBN11) aposta em alta de celulose após receita e EBITDA baterem consenso
Mercados retomam rali; no radar, varejo, Powell e reedição do auxílio: Espresso
Calendário Econômico: Varejo, IPO, IPC