TC Mover
Mover

CPI da Covid-19 convoca ex-ministros da Saúde para depor

Postado por: TC Mover em 29/04/2021 às 15:55
CPI da Covid-19

Brasília, 29 de abril – A CPI da Covid-19, Comissão Parlamentar de Inquérito, confirmou, em sessão nesta manhã, a convocação dos ex-ministros da Saúde do governo Jair Bolsonaro para depor na semana que vem.


Divergências entre Luiz Henrique Mandetta e Jair Bolsonaro devem ser questionadas

Na próxima terça-feira, 4, serão ouvidos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Na próxima quarta-feira, 5, o general Eduardo Pazuello e, na quinta, 6, o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga. Neste mesmo dia, o presidente da Agência de Vigilância Sanitária, Anvisa, Antonio Barra Torres, falará à comissão.

A expectativa é que o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta seja questionado pelos senadores da CPI da Covid-19 sobre conflitos com o presidente Jair Bolsonaro. As divergências giraram em torno de recomendações sanitárias e do uso da cloroquina no tratamento para Covid-19, que não possui eficácia comprovada contra a doença.


Ex-ministro pode alvejar ala ideológica e militares com participação na CPI da Covid-19

O agendamento do depoimento de Luiz Henrique Mandetta na comissão mostra o começo da trilha para alvejar, ao mesmo tempo, integrantes da ala ideológica do governo e militares próximos a Jair Bolsonaro. A medida, a princípio, pode servir para poupar o presidente.

O ex-ministro Luiz Henrique Mandetta é um dos presidenciáveis por uma alternativa de centro a Bolsonaro em 2022 mais bem avaliados, conforme pesquisas recentes. Sua participação na CPI da Covid-19 pode promovê-lo, principalmente se polarizar com posições do presidente consideradas negacionistas.

Entretanto, a imagem do político também pode sair chamuscada por associação com supostos casos de corrupção a partir de questionamentos da base aliada a ele sobre compra de testes e respiradores durante sua gestão à frente da Saúde.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guilherme Dogo e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Mercado adverso detona onda de IPOs, enquanto Caixa e Boa Safra sobem

Alta do PIB e queda do desemprego aceleram retomada econômica dos EUA

CSN bate consenso de lucro com IPO da Mineração e ação sobe

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais