TC Mover
Mover

CPI da Covid quer convocar Google e Facebook

Postado por: TC Mover em 18/06/2021 às 15:12
Facebook e Google podem ser convocados pela CPI da Covid

São Paulo, 17 de junho – O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as ações do governo na pandemia, a CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues, apresentou requerimento para convocar representantes do Google e do Facebook, redes que transmitem as lives semanais do presidente Jair Bolsonaro.


Ex-presidente dos EUA foi banido do Facebook após ataque ao Congresso americano

O senador deu a entender que o banimento do ex-presidente Donald Trump de redes sociais nos EUA serviu de inspiração para essa decisão. A expectativa é que a votação ocorra na próxima terça-feira, 22.

O banimento de Donald Trump, citado pelo vice-presidente da CPI da Covid, foi realizado pelo Instagram e pelo Facebook em janeiro, por tempo indeterminado. O argumento foi que os riscos de permitir que o ex-presidente usasse as plataformas eram grandes. As contas foram suspensas depois que o Congresso americano foi invadido por apoiadores que queriam impedir a ratificação da vitória do presidente Joe Biden nas eleições.


Discursos de Jair Bolsonaro são criticados por membros da CPI da Covid

Em live na última quinta-feira, 17, Jair Bolsonaro disse que “todos que contraíram o vírus estão vacinados” e que a contaminação é mais eficaz do que a vacina. O senador Randolfe Rodrigues disse que, “por muito menos nos EUA, onde tem sede a maioria dessas empresas, o presidente foi banido das redes sociais”.

Integrantes da comissão criticam os discursos do presidente Jair Bolsonaro que contrariam evidências científicas para o combate à pandemia. As linhas de investigação da CPI da Covid são direcionadas à busca de imunidade de rebanho por meio de contaminação e à falta de celeridade na compra de vacinas.

Texto: Cintia Thomaz
Edição: Lucia Boldrini e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Sanita: BB Seguridade mostra assimetria com atraso ante pares

Petrobras quer levantar R$11 bilhões com BR Distribuidora

Exterior opera fraco em dia de “bruxaria” em Nova Iorque; Eletrobras, Petrobras no radar: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais