Dividendos: Câmara aprova redução de imposto para 15% - TC
TC Mover
Mover

Imposto sobre dividendos: Câmara aprova redução de 20% para 15% na tributação

Postado por: TC Mover em 02/09/2021 às 16:01
Imposto sobre dividendos diminui para 15%

Brasília, 2 de setembro – A Câmara aprovou a redução de 20% para 15% na alíquota da tributação de dividendos distribuídos pelas empresas aos investidores. É um sinal de fôlego para a pauta econômica, diante de um dia de queda dramática do Ibovespa. O destaque foi votado nesta quinta-feira, 2, após a aprovação do texto-base da reforma do Imposto de Renda na véspera, com 398 votos a favor e 77 contrários.

O destaque do Republicanos recebeu apoio de 319 deputados e foi rejeitado por 140, em outra demonstração de força do presidente da Câmara, Arthur Lira, e da base do governo. O líder do partido na Câmara, deputado Hugo Motta, em discurso defendendo o destaque, disse que a redução no imposto sobre dividendos também se baseava na busca por entendimentos com o Senado.

Mais cedo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, falou que a Reforma do Imposto de Renda seguirá seu trâmite regular. Ela vai passar por análise de comissões, o que não inviabiliza sua superação. E ontem, 1, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, apontou que os deputados vão se debruçar em torno da Reforma Tributária ampla, depois que esta avançar no Senado.

Guedes comemora aprovação mesmo com mudanças

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou a aprovação do projeto de reforma do Imposto de Renda. “Nós estamos em um regime democrático, nós damos um retorno e aquilo sofre algumas alterações e tudo bem. Ainda é possível que haja um ajuste ou outro porque agora vai pro Senado”, afirmou em breve declaração à imprensa.

Guedes também agradeceu “o excelente trabalho feito pelo relator, deputado Celso Sabino, no andamento dessa agenda de reformas econômicas, coordenada pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira”.

Neste momento, os deputados ainda prosseguem a análise de destaques.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Cintia Thomaz e Stéfanie Rigamonti
Arte: Vinicius Martins / Mover


Leia também

Banco Central implementa Pix Saque e Pix Troco a partir de 29 de novembro

Produção industrial no Brasil segue em queda e fica abaixo do patamar pré-pandemia

Produção industrial cai; seguro-desemprego nos EUA surpreende positivamente: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais