TC Mover
Mover

Eduardo Pazuello diz que CGU, AGU e TCU desaconselharam Pfizer

Postado por: TC Mover em 19/05/2021 às 16:00
Eduardo Pazuello falou sobre negociações com a Pfizer

Brasília, 19 de maio – O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse que a Controladoria e a Advocacia-Geral da União, CGU e AGU, assim como o Tribunal de Contas da União, TCU, desaconselharam a assinatura do memorando de intenções para compra de vacinas da Pfizer. A fala foi feita durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as ações do governo na pandemia, a CPI da Covid.


Acordo com a Pfizer atrasou devido a “cláusulas assustadoras”, segundo o ex-ministro

O general falou que “cláusulas assustadoras” da Pfizer atrasaram o acordo com a empresa. Ele afirmou, ainda, que respondeu às ofertas de imunizantes, e prometeu entregar a documentação à CPI da Covid.

Já em relação à vacina chinesa Coronavac, Eduardo Pazuello disse que o presidente Jair Bolsonaro nunca o mandou desfazer contratos com o Instituto Butantan. Ele também afirmou que a declaração do presidente de que não compraria a vacina foi uma postagem de internet, que não equivale a uma ordem direta.


Nomeação como ministro não foi condicionada à indicação de cloroquina, disse Eduardo Pazuello

O ex-ministro negou que o presidente Jair Bolsonaro tenha feito alguma ingerência ou orientação direta durante o período em que esteve na pasta. Segundo ele, a nomeação para o Ministério da Saúde não foi condicionada à indicação de tratamento para a Covid-19 com cloroquina.

Durante o depoimento na CPI da Covid, Eduardo Pazuello também negou a existência de um aconselhamento paralelo ao presidente. Ele disse que defendeu recomendações sanitárias, como uso de máscaras e distanciamento social, e que se reunia permanentemente com estados e municípios. O depoimento do ex-ministro ainda está em andamento.



Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Lucia Boldrini e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Pague Menos pega “atalho” para crescer com compra da Extrafarma, dizem analistas

Eduardo Pazuello nega ingerência de Jair Bolsonaro na Saúde

Leite: Federal Reserve pode não estar errado sobre inflação nos EUA

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais