TC Mover
Mover

Eduardo Pazuello nega ingerência de Jair Bolsonaro na Saúde

Postado por: TC Mover em 19/05/2021 às 12:38
Eduardo Pazuello na CPI da Covid

Brasília, 19 de maio – O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello negou ingerência e orientações diretas do presidente Jair Bolsonaro durante sua gestão. Também afirmou que sua nomeação não foi condicionada a indicar tratamento com cloroquina.


Eduardo Pazuello afirmou que defendeu uso de máscara e distanciamento social

Em depoimento à Comissão Parlamentar sobre a atuação do governo no combate ao coronavírus, conhecida como CPI da Covid, o ex-ministro disse que Jair Bolsonaro lhe garantiu o comando em questões da pandemia. A declaração foi uma resposta ao relator, senador Renan Calheiros, sobre o suposto aconselhamento paralelo ao presidente.

Eduardo Pazuello disse que defendeu as recomendações sanitárias, como uso de máscaras e distanciamento social, e que se reunia permanentemente com estados e municípios. Porém, falou que a decisão do Supremo Tribunal Federal de dar autonomia a entes federados limitou ações do governo.


Ex-ministro mencionou várias conversas sobre pandemia fora da pasta

O general confirmou que o empresário Carlos Wizard trabalhou por um mês “pro bono” no Ministério da Saúde, mas que rejeitou aconselhamento de médicos sugerido por ele. No entanto, o ex-ministro da Saúde mencionou várias conversas sobre pandemia com pessoas fora da pasta. Disse que falou menos do que esperava com o presidente e seus filhos.

Eduardo Pazuello também justificou o uso da cloroquina no começo da pandemia, mas alegou que jamais advogou uso de medicamentos sem comprovação científica.

Ontem, o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, também negou na CPI da Covid aconselhamento paralelo de Jair Bolsonaro e disse que, em março de 2020, havia expectativa de eficácia da cloroquina e hidroxicloroquina para tratar a Covid-19.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Lucia Boldrini e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Leite: Federal Reserve pode não estar errado sobre inflação nos EUA

Mercados cautelosos antes da ata do FOMC; Eletrobras, inflação, CPI da Covid no radar: Espresso

Calendário Econômico: Ata do FOMC, CPI da Covid, Modalmais

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais