TC Mover
Mover

Ernesto Araújo nega aconselhamento paralelo a Jair Bolsonaro

Postado por: TC Mover em 18/05/2021 às 14:26
Ernesto Araújo negou aconselhamento paralelo a Jair Bolsonaro

Brasília, 18 de maio – O ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, rechaçou a existência de aconselhamento paralelo ao presidente Jair Bolsonaro durante seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito do coronavírus, a CPI da Covid.


Ex-ministro confirmou mensagem sobre importação de cloroquina e hidroxicloroquina

Respondendo ao relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros, o ex-ministro disse que, em março de 2020, havia expectativa de eficácia da cloroquina e hidroxicloroquina para tratar a Covid-19, e confirmou a autenticidade de uma mensagem para importar estes medicamentos da Índia.

Ernesto Araújo também negou ter sido contrário à adesão do Brasil ao consórcio internacional de imunizantes Covax Facility. Ele disse que a opção de receber imunizantes para 10% da população, ao invés de 50% a que o Brasil teria direito no consórcio, foi do Ministério da Saúde, e não do Itamaraty.

O ex-chanceler ainda chamou a atuação da Organização Mundial da Saúde, OMS, no começo da pandemia de “errática, problemática”. Ele também afirmou que “não podíamos dar carta branca” à organização.


Presidente da CPI da Covid acusou Ernesto Araújo de mentir durante depoimento

O depoimento de Ernesto Araújo na CPI da Covid começou por volta das 10h, e ainda está em andamento. Mais cedo, ele negou que o presidente Jair Bolsonaro tenha feito algo para atrapalhar a entrega de insumos por parte da China para a produção de vacinas.

Ainda durante o depoimento, ele foi confrontado pelo presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz. O senador o acusou de mentir ao rechaçar posições contrárias à China e ao falar do alinhamento com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Lucia Boldrini e João Pedro Malar
Imagem: Divulgação


Leia também

Governo eleva projeções do PIB e da inflação para 2021

Ernesto Araújo nega interferência de Jair Bolsonaro

Especial: Minerva compensará suspensão de exportação na Argentina com outras plantas, diz fonte

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais