TC Mover
Mover

Escolha de Roberto Ferreira Dias foi por currículo, diz ex-ministro

Postado por: TC Mover em 30/06/2021 às 16:38
Roberto Ferreira Dias exonerado

Brasília, 30 de junho – A escolha do diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, exonerado do governo por ser apontado em oferta de propina para a compra de vacinas contra a Covid-19, foi baseada no currículo e ele teve bom desempenho na pasta. As declarações são do ex-ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta, divulgadas nesta quarta-feira, 30, pelo jornal Folha de S. Paulo.

“O currículo do cara é muito bom e o desempenho foi bom. Ele sempre teve uma postura técnica, correta”, afirmou o ex-ministro sobre Roberto Ferreira Dias, que integrou a equipe do ex-ministro e permaneceu no Ministério da Saúde durante a gestão de três sucessores de Luiz Henrique Mandetta.

Segundo o ex-ministro, o diretor de logística exonerado foi apresentado a ele pelo assessor da Casa Civil, Abelardo Lupion. Além disso, teve o nome reforçado pelo então ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, conforme Luiz Henrique Mandetta.

Abelardo Lupion admitiu indicação de Roberto Ferreira Dias à direção de logística

Ao blog de Guilherme Amado, Abelardo Lupion, que é ex-deputado, admitiu que indicou Roberto Ferreira Dias para o cargo de diretor de Logística do Ministério da Saúde. Assim, negou ser indicação do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros. “Indiquei o sr. Roberto Ferreira Dias por ter formação técnica na área e experiência em gestão pública. Além disso, nunca soube de nada que o desabonasse”, disse Lupion.

O ex-diretor de logística é pivô do suposto envolvimento de Ricardo Barros com a compra da vacinas, denúncias que são consideradas um elemento ameaçador para o seguimento da pauta econômica e da governabilidade. O líder governista vai depor na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o combate do governo ao coronavírus, conhecida como CPI da Covid, no próximo dia 8 de julho.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Lucia Boldrini e Letícia Matsuura
Imagem: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil


Leia também

Itaú BBA prefere BTG Pactual, Banco Pan e Modalmais em balanços do 2º trimestre

Machado, Kafruni: Denúncia sobre vacinas carece de provas

Desemprego mantém recorde em abril, em linha com consenso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais