TC Mover
Mover

Especial: Bolsa Família fora do Teto é sinal negativo ao fiscal, diz Vieira

Postado por: TC Mover em 03/03/2021 às 15:57
Bolsa Família

Brasília 3 de março – Tirar o programa Bolsa Família do Teto de Gastos por um ano não é uma sinalização positiva do Congresso para a responsabilidade fiscal e serve a pretensões eleitorais, disse à TC Mover o senador Alessandro Vieira, autor de uma emenda envolvendo o programa que assustou o mercado hoje, por possíveis impactos negativos para o endividamento do país.


Proposta busca excluir Bolsa Família de gatilhos, diz Vieira

Segundo Vieira, sua iniciativa visa apenas excluir o Bolsa Família dos gatilhos previstos pelo relator da Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, PEC Emergencial, senador Marcio Bittar.

Vieira também disse que defenderá esta posição junto a Bittar, em reunião que os dois terão pouco antes da sessão em que será votada a PEC, prevista para começar às 16h00.

Segundo senador, articuladores governistas pressionam por retirada do programa do Teto

Ainda conforme o congressista, há pressão para que o Bolsa Família fique fora do Teto de Gastos por parte de líderes partidários, e o movimento é encampado, inclusive, por articuladores governistas. Ou seja, em parte o risco é protagonizado por parlamentares que deveriam estar sintonizados com o Ministério da Economia.

A pasta rejeita a ideia, de acordo com uma fonte ouvida pela TC Mover próxima à liderança do governo no Congresso. Para quem a fonte, o Bolsa Família pode acabar excluído da regra fiscal. Embora menor, ainda há risco de a PEC Emergencial ser votada somente para liberar uma nova rodada de auxílio emergencial, apurou a CNN Brasil.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Kariny Leal e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Petrobras (PETR4) investirá R$140 milhões para ampliar produção de diesel na Reduc

Queda do PIB em 2020 foi menor do que o esperado, dizem economistas

Especial: Vale (VALE3) repete como queridinha nas carteiras em março, enquanto Petrobras (PETR4) despenca

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais