Mover

Especial: Desvinculação pode ter sido para preservar gatilhos, dizem traders

Postado por: TC Mover em 24/02/2021 às 11:17
PEC dos Gatilhos

Brasília, 24 de fevereiro – A inclusão de um trecho que desvincula recursos carimbados da educação e saúde, no parecer do senador Marcio Bittar à Proposta de Emenda à Constituição dos Gatilhos, ou PEC dos Gatilhos, pode ter sido um movimento para preservar o essencial das contrapartidas previstas, como impossibilitar o aumento de despesa com pessoal nos três Poderes se o comprometimento dos gastos chegar a 95% das receitas correntes, de acordo com traders.


Votação da PEC dos Gatilhos deve acontecer na próxima semana

Esta é foi a avaliação de traders que ouvimos, após o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Otto Alencar dizer, em sessão ontem, que a votação da PEC dos Gatilhos deve ficar para a próxima terça-feira, devido à resistências de líderes de bancadas ao trecho do parecer de Bittar que determina a desvinculação do Orçamento Federal. Parlamentares cobraram que o relatório volte a ser desidratado e esta parte seja retirada.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, confirmou ontem que a votação da PEC dos Gatilhos deve ficar para semana que vem. Entretanto, ela segue constando na pauta da Casa de amanhã. Na manhã desta quarta-feira está marcada uma reunião de líderes para decidir a questão. Mesmo sem votar a PEC, os senadores podem usar a data já marcada para começar a discutir a matéria.

Ou seja, o interesse do governo e do Congresso em viabilizar a nova rodada do benefício só poderá sair do papel se a PEC dos Gatilhos for votada, o que tende a fazer com que os pedidos por diluição dos gatilhos sejam atendidos.

Porém, como o foco de entrave dos senadores está na desvinculação de recursos da educação e saúde, o essencial do ajuste fiscal pretendido neste momento pela equipe econômica tende a ser preservado sem maiores atrasos na análise da PEC dos Gatilhos, avaliou também um trader que ouvimos.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guilherme Dogo e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Prévia da inflação, IPCA-15 desacelera para 0,48% em fevereiro

Mercado digere nova “guinada liberal” do governo à espera de balanço da Petrobras; IPCA-15 no radar: Espresso

Calendário Econômico: IPCA-15, dívida pública, Powell

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais