TC Mover
Mover

Especial: Dois personagens de Jair Bolsonaro para 2022

Postado por: TC Mover em 04/06/2021 às 18:32
Jair Bolsonaro tem apresentado dois personagens

Brasília, 4 de junho – Dois personagens devem ser administrados pelo presidente Jair Bolsonaro com vistas à disputa da reeleição em 2022.


Jair Bolsonaro destacou avanço da pauta econômica durante pronunciamento

Um personagem apareceu em pronunciamento nacional na última quarta-feira, 2, quando destacou o avanço da pauta econômica no Congresso. Ele citou os Marcos do Gás e do Saneamento, autonomia do Banco Central e a Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, a PEC Emergencial, que chamou de “novo marco fiscal”.

Jair Bolsonaro foi para o enfrentamento indireto com o petista Luiz Inácio Lula da Silva, ao falar que o governo destinou, em 2020, “R$320 bilhões para o auxilio emergencial”, o que “equivale a mais de 10 anos de Bolsa Família”.

O presidente reforçou sua mudança em defesa de vacinas, dizendo que “neste ano, todos os brasileiros, que assim o desejarem, serão vacinados”. Por fim, demarcou sua posição sobre economia, ao afirmar que “nosso governo não obrigou ninguém a ficar em casa, não fechou o comércio”.


Moderação em rede nacional e polêmicas na internet compõe estratégia do presidente

Para Jair Bolsonaro, seu governo “considera o direto de ir e vir, o direito ao trabalho e o livre exercício de cultos religiosos inegociáveis”.

O outro personagem voltou a surgir deste último ponto, em sua transmissão de ontem, ao defender a hidroxicloroquina, por exemplo. Nos parece claro que os dois personagens se completam em uma estratégia comum.

Com moderação, em rede nacional, Jair Bolsonaro atrai o eleitorado de centro-direita, promovendo e disputando suas realizações com potenciais adversários. Com polêmicas na internet e declarações em frente ao Palácio do Planalto, mantém firme seu público fiel e estimula o sentimento antipetista.


Fortalecimento de composição com o Centrão tem ajudado governo de Jair Bolsonaro

O movimento se expressa em nível partidário. Enquanto a família Bolsonaro se encaminha para o nanico Patriotas, para ter uma legenda “puro-sangue”, fortalece a composição com o Centrão, mesmo que sejam previsíveis defecções no bloco em locais de forte influência de Lula.

Isso tem funcionado para preservar o mandato de Jair Bolsonaro e avançar reformas até aqui. Se servirá para 2022, deve depender da equação entre arrefecimento da pandemia e retomada da economia.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Cintia Thomaz, Letícia Matsuura e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Jack Dorsey, fundador do Twitter, pode criar carteira de Bitcoin

Sanita: Eztec mostrará recuperação com setor imobiliário aquecido?

Especial: Rainha no streaming, Netflix vê domínio ameaçado por onda de fusões rivais

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais