TC Mover
Mover

Especial: Governo exerce maioria e aprova PEC Emergencial sem mudanças

Postado por: TC Mover em 10/03/2021 às 13:30
Governo - Pec Emergencial

Brasília, 10 de março – O governo exerceu sua maioria e aprovou na Câmara, na madrugada, o relatório do deputado Daniel Freitas à Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, a PEC Emergencial, faltando apenas dez destaques que começaram a ser votados a partir das 10h00 desta quarta-feira.


Resultado mostra consolidação da base do governo na Câmara

O placar largo de 341 votos a favor do parecer, que manteve o texto do Senado, como queria a equipe econômica, mais uma vez expressou a votação que teve o atual presidente da Câmara, Arthur Lira, ao se eleger em fevereiro.

Segundo apuração da TC Mover, isso mostra a consolidação da base do governo na Casa, com apoios acima de 300 deputados, e a reaglutinação do centro político em torno de Lira e do governismo.

Lira e o líder do governo, Ricardo Barros, foram determinantes para que a PEC Emergencial não sofresse desidratação, a despeito da vontade do presidente Jair Bolsonaro nessa direção. Contra o parecer de Freitas, foram computados somente 121 votos, basicamente dos deputados da esquerda.

Elegibilidade de Lula não deve impactar nas votações, dizem fontes

Em paralelo, a coesão da base governista sinaliza o destravamento da pauta econômica no Congresso. A Câmara pode votar o Marco do Gás já nesta quinta-feira. O Senado prevê analisar o Marco da Cabotagem ainda nesta semana e o Marco das Ferrovias na semana que vem, após avançarem entendimentos entre líderes.

Outro avanço é que os vetos ao Marco do Saneamento podem ser apreciados a partir desta semana, conforme o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. À TC Mover, fontes também disseram que a eventual elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve impactar nas votações do Parlamento.

Acreditamos que, com isso, a base governista passa maior segurança de que pode garantir as entregas esperadas pelo mercado.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Lucia Boldrini e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Balanço, IPC, orçamento

Vieira: Centro-direita pode crescer com aliança entre Bolsonaro e Centrão

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais