Mover

Especial: Guedes inova ao defender vacinação de beneficiários do auxílio

Postado por: TC Mover em 22/03/2021 às 17:50
guedes

Brasília, 22 de março – A proposta de vacinar 38 milhões de beneficiários do auxílio emergencial “nos próximos três, quatro meses” foi uma novidade na fala, nesta tarde, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e pode facilitar que um pacto nacional contra a Covid-19 avance. Na quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro se reunirá com os chefes dos Poderes do Legislativo e do Judiciário para reapresentar um plano de combate à pandemia.


Declaração está alinhada a preocupações do presidente Bolsonaro

Para Guedes, mesmo com o auxílio, os atendidos são pressionados a buscar trabalho. A situação foi considerada por ele como diferente da de setores altos e médios da sociedade, que teriam sobrevivência garantida para praticar o isolamento social.

A declaração do ministro está em linha com as preocupações do presidente Bolsonaro, de evitar que medidas restritivas adotadas por governadores, sob recomendação de especialistas, acabem prejudicando a renda dos mais pobres e a retomada da atividade.

Há ainda semelhanças na fala de Guedes com estratégias de imunização de países como Israel e Indonésia, que vacinaram suas populações com foco em assegurar um retorno sustentável da economia, além de proteger os grupos de risco da Covid-19.

Sugestão de Guedes pode gerar avanço mais rápido no entendimento entre Poderes

Mais cedo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nas redes sociais que a situação exige a coordenação do presidente da República. Ele criticou uma minoria “desordeira” e “negacionista”, em alusão à chamada ala ideológica do governo. Fontes da TC Mover disseram que as cúpulas dos Poderes esperam que Bolsonaro assuma posição de estadista sobre a pandemia.

Se a sugestão de Guedes, que não estava posta na mesa até agora, for incorporada, é possível que um entendimento avance mais rapidamente entre os Poderes e entes federados. A ideia abriria a janela para o reforço de gastos com vacinas e uma agenda positiva de respostas à população.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Leandro Tavares e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Governo de SP anuncia criação de usina de oxigênio em parceria com Ambev

Ibovespa freia queda com noticiário de vacinas e fiscal

Especial: CPPIB ancora emissão e injeta R$300 milhões em FII da Loft (LFTT11), diz fonte

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais