TC Mover
Mover

Especial: Orçamento e pauta econômica ganharão impulso na próxima semana

Postado por: TC Mover em 28/05/2021 às 18:20
Orçamento e pautas econômicas

Brasília, 28 de maio – Na próxima semana, deve ser dado um ponto final aos impasses do Orçamento de 2021, enquanto a pauta econômica se prepara para retomar impulso na reta final do semestre.


Orçamento será votado na próxima terça-feira

Na terça-feira, 1, o Congresso votará três projetos para recompor o Orçamento de 2021, por meio de créditos suplementar e especial. Na semana também pode ser designado relator da medida provisória de capitalização da Eletrobras, a MP da Eletrobras, no Senado, para o que ganhou tração o ex-presidente da Casa, Davi Alcolumbre, conforme apuração da TC Mover.

A previsão é aprovar a MP da Eletrobras com mudanças pontuais, sem comissão, até 11 de junho, com um debate temático antes, segundo a XP Política. Há empenho do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O alerta de emergência hídrica emitido pelo governo para cinco estados tende a reforçar o uso de térmicas a gás, em linha com o texto da MP aprovado pelos deputados. No entanto, é preciso observar a repercussão da crise no Parlamento.


Reformas devem andar no Congresso

Há ainda expectativa pela formalização da comissão especial da Reforma Administrativa na Câmara. O presidente Arthur Lira falou em entrevista que a proposta passaria em “10, 20 sessões”, sugerindo tramitação mais rápida. Contudo, será importante que o presidente Jair Bolsonaro a defenda, em vez de proteger corporações que o apoiam.

Na Reforma Tributária, o ministro da Economia, Paulo Guedes, estimou para industriais que os projetos acertados com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco tramitem por entre “30 a 60 dias” nas Casas. Por isso, podem sair as primeiras datas para propostas como a que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços, CBS.

Mais uma vez, a semana termina com anúncios de melhora fiscal. Apesar disso, Jair Bolsonaro, em sua transmissão de quinta-feira, alertou sobre o limite do endividamento do país, em fala sobre o auxílio emergencial. Ou seja, mesmo que persistam sinalizações contraditórias, ele reitera compromisso com o que o mercado espera. Hoje, Arthur Lira escreveu no Twitter que o Congresso é “reformador e consciente” de sua responsabilidade, “acima de todas as turbulências pontuais”.



Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Cíntia Thomaz e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins


Leia também

Risco de crise hídrica derruba ações das elétricas

JPMorgan eleva ações da Petrobras para compra

Sanita: Energia renovável pode destravar Aeris (AERI3)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais