TC Mover
Mover

Especial: Paulo Guedes garante reformas em 2021 e sintonia com Congresso

Postado por: TC Mover em 14/05/2021 às 12:01

Brasília, 14 de maio – As reformas Administrativa e Tributária serão aprovadas ainda em 2021, disse na quinta-feira, 13, o ministro da Economia, Paulo Guedes. E, segundo ele, não cabe mudar o relatório da medida provisória da capitalização da Eletrobras, conhecida como MP da Eletrobras. Assim, ele mais uma vez demonstra que aposta errado quem o vê em conflito com a base governista no Congresso e que avalia que a pauta econômica está em risco.


Reforma Administrativa tem pouca resistência, disse Paulo Guedes

Em entrevista à Bloomberg, Paulo Guedes informou que a resistência à Reforma Administrativa “é pequena”. Além disso, o ministro confirmou que a Câmara, o Senado e o presidente Jair Bolsonaro são a favor do fatiamento da Reforma Tributária. Assim, deve ser dividida entre as duas Casas, como tem dito o presidente da Câmara, Arthur Lira.

A análise do parecer de admissibilidade da Reforma Administrativa já está marcada para a próxima segunda-feira, enquanto a expectativa de Arhtur Lira é pautar a MP da Eletrobras na terça. De qualquer forma, o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, falou em sessão mais cedo que a MP será apreciada na semana que vem. O relator da proposta, deputado Elmar Nascimento, disse à TC Mover que há maioria para aprová-la.


Ministro da Economia afirma que solução para recompor Orçamento está próxima

Na entrevista, Paulo Guedes reafirmou seu papel de âncora fiscal, ao denunciar que “briga com fura-tetos” diariamente. Uma solução para a recomposição do Orçamento de 2021 também está perto. Os líderes do Congresso se reúnem por um acordo na próxima segunda-feira e um projeto neste sentido já poderá ser aprovado na quinta-feira da mesma semana.

São pontos na mesa fazer cortes em benefícios sociais, usar sobras de recursos de programas para proteção do emprego e renda, abrir crédito suplementar e enviar um segundo projeto revendo despesas obrigatórias.

Assim, as declarações do ministro da Economia nesta quinta sugerem que ele e a base aliada estão mais perto do entrosamento como um time que aprende a jogar junto, conforme metáfora do próprio Guedes, do que o comando do Posto Ipiranga colocado em xeque.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Clara Guimarães e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Magazine Luiza frustra consenso, refletindo peso do online

STF decide pela exclusão do ICMS do PIS/Cofins

Mercados sobem de olho em varejo, indústria e Federal Reserve; balanços, STF no radar: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais