Mover

Especial: Reabilitação de Lula pega Brasília de surpresa

Postado por: TC Mover em 08/03/2021 às 16:35
Lula

Brasília, 8 de março – A capital federal foi pega de surpresa com a anulação das condenações da operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, STF.


Lula possui potencial de voto maior que Bolsonaro, segundo pesquisa

A decisão proferida nesta tarde reabilita o petista, pelo menos provisoriamente, para disputar a sucessão presidencial de 2022. Se confirmada pela Corte, isso muda a cena que o presidente Jair Bolsonaro enfrentará para se manter no cargo. Em Brasília, a expectativa era de que Lula pudesse até ser absolvido de condenações da Lava Jato, mas sem permissão para concorrer ao cargo que exerceu por dois mandatos.

Pesquisa de opinião do Ipec divulgada no fim de semana mostra que Lula tem potencial de voto maior do que Bolsonaro. No entanto, segundo fontes que ouvimos, isso pode ser fruto apenas do ex-presidente ter seu nome muito conhecido entre o eleitorado.

Ex-presidente tem boa relação com legendas que compõem base governista

Com a decisão de Fachin, Bolsonaro poderá ter um adversário que justifique, por um lado, que aumente o tom da polarização política e ideológica, reduzindo o espaço de uma alternativa de centro.

Porém, de outro lado, a experiência de Lula em seus governos, quando desenvolveu boa relação com legendas que hoje compõem a base governista, pode ser um atrativo para deserções no apoio a Bolsonaro, sobretudo se a vacinação nacional contra a Covid-19 persistir acontecendo com falhas e atrasos.

Este é um fator que tem contribuído para a perda de popularidade do atual presidente. É preciso, portanto, observar como o sistema político reagirá nos próximos dias em relação a movimentos de Lula com vistas a se articular para 2022.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guillermo Parra-Bernal e João Pedro Malar
Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil


Leia também

Fachin anula condenações de Lula após declarar vara “incompetente”, diz Jota

Siderúrgicas atingem recorde em vendas, lucro e caixa no quarto trimestre

Especial: Volatilidade deve pesar com período de silêncio do Fed

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais