TC Mover
Mover

Especial: Renan Calheiros foca em núcleo tradicional de Jair Bolsonaro

Postado por: TC Mover em 28/04/2021 às 13:56
Renan Calheiros

Brasília, 28 de abril – Os primeiros requerimentos do relator da CPI da Covid, Renan Calheiros, apontam carga pesada contra a ala ideológica do governo e os setores militares próximos ao presidente Jair Bolsonaro.


Renan Calheiros requisitou documentos do governo sobre tratamento precoce, vacinas e Amazonas

No discurso que fez após ser escolhido para o cargo, o relator prometeu uma apuração técnica. Ele já requisitou documentos da CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito, das Fake News. E também solicitou documentos do governo sobre tratamento precoce, da crise do oxigênio no Amazonas e das tratativas para compra de vacinas.

Ou seja, Renan Calheiros quer informações da comissão que apurava a existência de uma suposta rede virtual de notícias falsas contra adversários do governo e instituições. E também os que podem trazer à luz erros cometidos pelo ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello.

Assim, achamos que o foco inicial do senador pode obrigar Jair Bolsonaro a deixar que expoentes da ala ideológica e Eduardo Pazuello sejam responsabilizados para não ser diretamente envolvido nas apurações da CPI.


Desgastes de Jair Bolsonaro com CPI da Covid podem favorecer ex-presidente Lula

Neste momento, a iniciativa atende tanto aos opositores do governo quanto à base aliada, já que possíveis desgastes do presidente com a CPI relatada por Renan Calheiros podem favorecer uma candidatura alternativa de centro ou do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.

Mas esses desgastes também podem tornar Jair Bolsonaro mais aberto a conselhos de aliados de centro para obter apoio à reeleição, ao enfraquecer seu núcleo político tradicional.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Lucia Boldrini e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Santander Brasil surpreende com balanço e formaliza compra de Toro; Papel dispara

Varejo sente onda da pandemia no trimestre, mas mercado olha para fusões

Exterior misto antes de Federal Reserve e Joe Biden; no radar, Caged, balanços, CPI da Covid: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais