TC Mover
Mover

Especial: Saída de Ricardo Salles deve reforçar governabilidade

Postado por: TC Mover em 24/06/2021 às 10:32
Ricardo Salles cai

Brasília, 24 de junho – A demissão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a pedido, nesta quarta-feira, 23, deve reforçar a governabilidade do presidente Jair Bolsonaro no Congresso.


Congressistas criticavam Ricardo Salles por posições consideradas antiambientais

A saída do auxiliar ligado à chamada ala ideológica é uma demanda da base aliada desde a formação da aliança com o chefe do Executivo e, em seguida, cresceu com a derrota do presidente americano Donald Trump, com quem o governo brasileiro buscou alinhamento.

Ricardo Salles vem sendo alvo permanente de críticas de parlamentares governistas por posições consideradas antiambientais, o que é visto por analistas como prejudicial à imagem internacional do Brasil, e para a atração de investimentos preocupados com assuntos como desmatamento na Amazônia, questões indígenas e mudanças climáticas.


Investigações no STF contribuiu com pressão para saída do ministro do Meio Ambiente

Além do incômodo na base aliada e setores do mercado, o ex-ministro do Meio Ambiente estava sob pressão de duas investigações contra ele no Supremo Tribunal Federal, e cai no momento em que são reveladas supostas irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin, com também suposto conhecimento do presidente Bolsonaro.

Ricardo Salles respondia a inquéritos sobre advocacia administrativa, dificultar a fiscalização ambiental e atrapalhar apuração de crime de organização criminosa. O movimento tende a diminuir ruídos com o Congresso e favorecer maior sintonia em torno da agenda do Palácio do Planalto.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Karine Sena e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Juros do Reino Unido, inflação, PIB dos EUA

Bolsas dançam no ritmo do Federal Reserve; no radar, PIB dos EUA, inflação, dividendos: Espresso

Amazon anuncia novos projetos de energia sustentável

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais