TC Mover
Mover

Fabio Wajngarten nega que Jair Bolsonaro interferiu na Secom

Postado por: TC Mover em 12/05/2021 às 16:21
Fabio Wajngarten negou interferência do presidente na Secom

Brasília, 12 de maio – O ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, negou interferências do presidente Jair Bolsonaro em decisões da pasta, inclusive em campanhas publicitárias sobre a pandemia, e disse desconhecer um suposto aconselhamento paralelo do presidente.


Fabio Wajngarten declarou que tentou ajudar na compra de vacinas da Pfizer

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito do coronavírus, a CPI da Covid, nesta manhã, o ex-secretário afirmou que tentou ajudar na aquisição de vacinas da Pfizer, mas que as cláusulas eram “leoninas”, ainda não havia previsão de entregas e as negociações trataram de “500 mil vacinas” e não “70 milhões de doses”. Porém, ressaltou que defendeu a aquisição urgente dos imunizantes.

Fabio Wajngarten falou que as declarações de Jair Bolsonaro sobre vacinação impactam diferentemente em cada público-alvo, e que a Secom não deu subvenção a sites e influenciadores digitais bolsonaristas.


Depoimento na CPI da Covid chegou a ser suspenso pelo senador Omar Aziz

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, chegou a suspender a sessão por alguns minutos e ameaçou convocar o ex-secretário como investigado, após dar a entender, assim como o relator Renan Calheiros, que ele estava tentando blindar Jair Bolsonaro.

Neste momento, Fabio Wajngarten segue respondendo a perguntas de senadores. A CPI da Covid terá o depoimento de representantes da empresa Pfizer amanhã, e então retomará os trabalhos na próxima terça-feira, 18. Ontem, a comissão teve o depoimento de Antonio Barra Torres, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Cintia Thomaz e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Glencore sai da CSN Mineração e lucra 21% após ancorar IPO

Inflação nos EUA acelera mais rápido que o previsto

Machado: Parecer da MP da Eletrobras reestrutura setor

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais