TC Mover
Mover

Fiocruz assina contrato para produção de IFA nacional

Postado por: TC Mover em 01/06/2021 às 18:39
Fiocruz poderá produzir IFA no Brasil

Brasília, 1 de junho – O Ministério da Saúde assinou nesta terça-feira, 1, o contrato de transferência de tecnologia da Astrazeneca para a Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz. Com esse acordo, o Brasil poderá produzir o Insumo Farmacêutico Ativo, IFA, da vacina contra a Covid-19.


Fiocruz receberá da China 50 milhões de doses com lotes de IFA, segundo ministro

O insumo é fundamental para a produção de imunizantes. Atualmente, o Brasil só produz a vacina importando a substância, principalmente da China.

Na cerimônia de assinatura do contrato, em Brasília, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a Fiocruz terá 50 milhões de doses com lotes de IFA da China, o que possibilitará o avanço da vacinação.


Jair Bolsonaro celebrou acordo envolvendo a Fiocruz e falou sobre a Copa América

Já o presidente Jair Bolsonaro celebrou a assinatura do contrato com a Fiocruz . Ele aproveitou o evento para reforçar que o Brasil é capaz de sediar a Copa América, como disse em discurso feito mais cedo em cerimônia da Caixa Econômica sobre investimento em esporte no país.

A Conmebol decidiu ontem em reunião emergencial que os jogos serão realizados no Brasil, após a Argentina decidir por suspender o torneio devido ao pior cenário da pandemia de Covid-19. Especialistas em saúde divergiram da decisão em meio aos altos índices de casos de Covid-19 no país.

Após o evento de assinatura do contrato envolvendo a Fiocruz, o governo confirmou que o Brasil sediará o evento. O ministro Luiz Eduardo Ramos, da Casa Civil, disse no Twitter que os jogos ocorrerão no Mato Grosso, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás, sem público nos estádios.

Texto: Cintia Thomaz
Edição: Angelo Pavini e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

PIB faz bancos elevarem previsões para a economia brasileira

Ethereum supera Bitcoin em volume e receita em maio

Especial: Ibovespa quer “festa junina”, mas inflação nos EUA ameaça o arraiá

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais