TC Mover
Mover

Governo prepara mais dois projetos para resolver Orçamento

Postado por: TC Mover em 17/05/2021 às 21:03
Governo e Orçamento 2021

Brasília, 17 de maio – O governo está elaborando dois novos projetos para recompor o Orçamento de 2021 em acordo com o Congresso Nacional, segundo a XP Política.


Novos projetos do governo devem ser analisados com PLN4

O primeiro seria para ampliar recursos dos Ministérios do Meio Ambiente e o da Ciência e Tecnologia. O segundo, para permitir que obras em andamento não sejam paralisadas, inclusive com parte das emendas do relator do Orçamento para esse redirecionamento.

Os novos dois projetos do governo devem ser analisados na mesma sessão que o chamado PLN4, que recompõe cerca de R$19,6 bilhões em despesas obrigatórias.

Com isso, a recomposição de despesas obrigatórias prevista no PLN4 ficaria inalterada, sem necessidade de aumentar cortes em despesas discricionárias, o que o Ministério da Economia considera difícil. O governo também quer evitar usar agora R$2,6 bilhões do seguro-desemprego, que serão poupados com a reintrodução de programas de manutenção do emprego.


Sessão para recompor Orçamento pode ser adiada

Após os textos dos projetos ficarem prontos, as negociações com os parlamentares serão retomadas, conforme a XP. Porém, a sessão do Congresso para recompor o Orçamento, prevista para esta quinta-feira, pode acabar adiada para a semana que vem devido às turbulências na CPI da Covid.

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a ação do governo no combate ao coronavírus tomará depoimentos avaliados como decisivos. No caso do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo será na terça-feira e do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na quarta-feira.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Angelo Pavini e Letícia Matsuura
Imagem: Carlos Matos / TC Mover


Leia também

Banco Central ouve economistas divididos sobre inflação

Nogueira: 3 Lições da polêmica entre Elon Musk e Bitcoin

Especial: “Divórcio amigável” da Petrobras faz da BR Distribuidora papel estrela na bolsa

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais