TC Mover
Mover

Grupo de prioridades do governo no Congresso deve excluir Guedes

Postado por: TC Mover em 04/02/2021 às 18:45
Guedes

Brasília, 4 de fevereiro – O ministro da Economia, Paulo Guedes, pode ser excluído de um grupo que o governo estuda criar para acompanhar a sua pauta prioritária junto ao Congresso, apesar de na lista constarem reformas e privatizações, de acordo com o Globo citando fontes.

Luiz Ramos, da ala militar, deve compor a equipe do governo

Já o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que Guedes acusa de ser fura-Teto, deve compor a equipe, ao lado de Fábio Faria, das Comunicações, Tereza Cristina, da Agricultura, e Onyx Lorenzoni, que está na Cidadania, mas deve assumir a Secretaria-Geral.

A ideia, ainda não aprovada, de acordo com o Globo, foi encampada pelo ministro da Secretaria de Governo, Luiz Ramos, conforme o jornal. Uma fonte do Parlamento consultada pela TC Mover avalia que a eventual participação de Ramos, da ala militar, indica alinhamento entre este setor e as alas chamadas gastadoras do governo e do Parlamento, das quais Guedes não faz parte.

Guedes realiza reunião com Pacheco sobre auxílio emergencial

Em meio ao contexto de pressão pela reintrodução do auxílio emergencial, no último dia 24 de janeiro, Marinho defendeu que o governo tenha a “sensibilidade necessária” para encontrar “o melhor caminho”, e que será necessário definir, durante a votação do Orçamento, a prioridade a ser dada ao auxílio, como reportou a IstoÉ.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participa de reunião com Guedes, iniciada às 18h00, para tratar do benefício social, começando um processo de diálogo com a equipe econômica para conciliar a medida com o Teto de Gastos. Pacheco também afirmou que um novo auxílio não poderá contemplar o total de pessoas que precisam do benefício.

Nesta quinta-feira, Pacheco e Arthur Lira, presidente da Câmara, disseram que as Propostas de Emenda à Constituição, PECs, de ajuste fiscal irão tramitar rapidamente no Congresso, e darão espaço para a criação de um benefício social sem furar o Teto. Os dois presidentes afirmaram que conversarão com Guedes sobre o assunto.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Kariny Leal e João Pedro Malar
Arte: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais