Guedes vê vacinação como foco, mas reformas e privatizações continuarão

São Paulo, 19 de março – O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a falar sobre a importância da vacinação em massa para a retomada da economia. Em entrevista aos jornais espanhóis, El Mundo e Expansión, Guedes disse que, se não fosse o recrudescimento da pandemia nesse primeiro trimestre, o Brasil continuaria a tendência de recuperação observada nos últimos meses de 2020.
Após vacinas, governo focará nas reformas e privatizações, afirma Guedes
Guedes rememorou as medidas aprovadas pelo governo durante a pandemia, como o auxílio emergencial, a ajuda às empresas e a Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, conhecida como PEC Emergencial, que, segundo ele, garantiram que a queda do Produto Interno Bruto brasileiro não fosse maior.
Para Guedes, após a vacinação, o governo aproveitará o ano sem eleições para fazer mais reformas passarem pelo Congresso, como as reformas Administrativa e Tributária, e as privatizações. Segundo o ministro, a aprovação do projeto de autonomia do Banco Central foi um “bom teste” para atestarem o humor do Congresso com mudanças estruturantes.
Perguntado sobre o câmbio alto no Brasil, Guedes disse que vê com um choque da pandemia e de problemas políticos internos. Para Guedes, com as reformas, o investidor estrangeiro passará a confiar mais no Brasil como uma “grande fronteira de investimentos”
Texto: Guilherme Dogo
Edição: Leopoldo Vieira e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover
Leia também
Calendário Econômico: Ata do Copom, inflação, dívida pública, PIB
Resumo da Semana: FHC, alta da Selic, restrições
Especial: Setores para ficar de olho com a alta da Selic
Sanita: Sanepar (SAPR11)