TC Mover
Mover

Jair Bolsonaro volta a atacar STF e voto eletrônico

Postado por: TC Mover em 19/07/2021 às 16:40
Jair Bolsonaro e voto impresso

São Paulo, 19 de julho – Em seu primeiro encontro com apoiadores em Brasília após receber alta do hospital, o presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar que eleição sem voto impresso é fraude. Ele também repetiu os ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, contrariando pedido do presidente da corte, Luiz Fux, para evitar esses ataques.

Dias antes da internação, Jair Bolsonaro se reuniu com Luiz Fux, que teria pedido trégua dos ataques do chefe do executivo a ministros do STF. Porém, desde ontem, quando teve alta do hospital, Jair Bolsonaro voltou a criticar a postura dos magistrados, demonstrando que o encontro não surgiu efeito no discurso do presidente.

A postura reativa do executivo-chefe do país tem, inclusive, frustrado as expectativas de aliados do governo por uma paz entre os poderes, segundo o colunista Valdo Cruz, do G1.

Jair Bolsonaro afirma ter 15 dias para vetar fundo eleitoral

Ainda durante a conversa, Jair Bolsonaro disse que tem 15 dias úteis para vetar o fundo eleitoral. Ele voltou a responsabilizar o vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos, que conduziu a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, aprovada antes do recesso parlamentar.

Os congressistas aprovaram um fundo de R$5,7 bilhões para as eleições do ano que vem, quase o triplo do atual fundo de R$2,0 bilhões. Ontem, em resposta, Marcelo Ramos disse que o presidente tenta se esquivar das responsabilidades.

Jair Bolsonaro também minimizou o encontro entre o ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello e empresários chineses para tratar da negociação da compra da vacina coronavac. “Essa última narrativa que Pazuello conversou com empresários. Eu converso o tempo todo com empresário. Se é crime, eu sou criminoso”, disse o presidente da República.

Texto: Cíntia Thomaz
Edição: Guilherme Dogo e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / Mover


Leia também

Lojas Americanas amarga pior queda do Ibovespa

Especial: Conheça os principais riscos políticos do pós-recesso

Mercados tombam com Delta e inflação; semana pré-FOMC destaca balanços e BCE: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais