TC Mover
Mover

Jair Bolsonaro diz concordar com metas ambiciosas para combater mudanças climáticas

Postado por: TC Mover em 22/04/2021 às 13:46
Jair Bolsonaro

São Paulo, 22 de abril – Seguindo o protocolo, o presidente Jair Bolsonaro usou o discurso na Cúpula do Clima para apresentar as novas metas para combater o desmatamento e chegar à neutralidade climática até 2050, concordando com as metas ambiciosas dos outros países. A fala do presidente brasileiro, no entanto, foi atrasada no evento e acabou não sendo acompanhada pelo presidente americano Joe Biden.


Brasil reduzirá emissão de gases de efeito estufa em 50% até 2030, segundo Jair Bolsonaro

O presidente brasileiro seguiu o script, fazendo promessas de zerar o desmatamento até 2030, garantindo que dobrará a força de fiscalização para chegar a esse objetivo. Além disso, apresentou uma nova meta de atingir a neutralidade climática até 2050.

Com isso, o Brasil reduziria as emissões de gases de efeito estufa drasticamente e compensaria o restante com medidas ambientais. Jair Bolsonaro calcula que o país diminuirá o lançamento dos gases de efeito estufa em 50% até 2030.

Diferente da carta enviada a Joe Biden há duas semanas, o presidente brasileiro não solicitou recursos ou investimentos aos americanos. Entretanto, disse que concorda com as metas estabelecidas pelos outros países e que o Brasil está aberto para cooperação internacional, inclusive de forma financeira.


Presidente brasileiro teria se irritado com atraso em seu discurso

O discurso de Jair Bolsonaro estava previsto para as 10h00 da manhã, pelo horário de Brasília, e seria um dos primeiros presidentes da América Latina a discursar, mas terminou sendo um dos últimos, após o discurso do presidente da Argentina, Alberto Fernández.

Segundo fontes ouvidas pela CNN Brasil, o presidente brasileiro se irritou com esse atraso. Logo antes do discurso de Alberto Fernández, Joe Biden e a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, saíram da sala, justificando outros compromissos.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Clara Guimarães e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

XP inicia locadoras com compra e cita ‘avenidas de crescimento’

Exterior opera misto em volta de feriado; BCE e Cúpula do Clima no radar: Espresso

Calendário Econômico: Juros, IPO, seguro-desemprego

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais