TC Mover
Mover

Lira começa gestão com defesa de Teto de Gastos e vacinação

Postado por: TC Mover em 08/02/2021 às 11:24
Lira, novo presidente da C

Brasília, 8 de fevereiro – O presidente da Câmara, Arthur Lira, começou seus trabalhos reforçando as declarações de campanha, como a de que o país não poderá passar mais um ano sem cumprir o Teto de Gastos. Em postagem nesta manhã, nas redes sociais, Lira disse que a porta de saída da pandemia é acelerar a vacinação contra Covid-19, considerada pela economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, como essencial para a manutenção das regras fiscais.

Lira também voltou a afirmar que discutirá com o Senado e com o governo uma política de auxílio emergencial “sempre respeitando o Teto de Gastos” e informou que enviará a Reforma Administrativa amanhã para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa, cujo funcionamento presencial deve ser retomado após o Carnaval. Porém, no fim de semana, Lira afirmou que atuará como árbitro da agenda legislativa, sem poder garantir o resultado final.

Nesta semana, Lira pautou para terça-feira o projeto de autonomia do Banco Central, com relatório pronto para ser votado após superada a aprovação de um pedido de urgência, o novo Marco do Câmbio, uma proposta que pune quem furar a fila da ordem de prioridades da imunização e a instalação da Comissão de Orçamento, para aprovar o Orçamento de 2021 até o início de março, de acordo com o entendimento dos líderes da Câmara. Mais cedo, agências reportaram que a equipe econômica estuda reintroduzir um benefício de R$200 por três meses, com custo total de R$18 bilhões, em troca da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição do Pacto Federativo, que traria cláusula de calamidade.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse ao Correio Braziliense, no domingo, que a decisão se haverá programa análogo ao auxílio emergencial ou incremento do Bolsa Família, será tomada o mais rapidamente possível pelo Congresso e que medidas amargas são necessárias para corrigir distorções.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Angelo Pavini e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover



Leia também

Lucro da BB Seguridade (BBSE3) cai, refletindo Selic baixa e inflação em altaLucro da BB

Yellen anima mercados com papo dócil; semana intensa precede feriados: Espresso

Calendário Econômico: Relatório Focus, IPO, balanços

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais