Mover

Lira marca instalação da Comissão de Orçamento para quarta-feira

Postado por: TC Mover em 09/02/2021 às 15:08
Lira

Brasília, 9 de fevereiro – Arthur Lira, presidente da Câmara, marcou para amanhã, às 10h00, a instalação da Comissão do Orçamento. O processo foi adiado hoje oficialmente pela morte do senador José Maranhão, mas fontes confirmaram à TC Mover que houve também razões políticas, como a disputa pelo comando do colegiado, que segue desde 2020.


Orçamento de 2021 deve ser aprovado até março, dizem Lira e Pacheco

A nova data para instalar a Comissão Mista de Orçamento, CMO, foi informada à TC Mover pela assessoria de Lira. Segundo ele e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o Orçamento de 2021 deve ser aprovado até o início de março, sendo um dos objetivos abrir espaço para um novo auxílio emergencial, que pode ou não estar dentro do Teto de Gastos.

Ontem, Pacheco disse em entrevista que o benefício não pode esperar pela aprovação de Propostas de Emenda à Constituição, PEC, com medidas de ajuste fiscal. Já Lira afirmou no mesmo dia que discutirá com o Senado e com o governo uma política de auxílio emergencial “sempre respeitando o Teto de Gastos”, e que deve enviar amanhã a Reforma Administrativa para a Comissão de Constituição e Justiça, CCJ, da Casa.

Deputada Flávia Arruda é favorita para presidir CMO

O deputado Elmar Nascimento, que presidiria a CMO no ano passado, está com problemas de saúde e não deve tentar o cargo, segundo fontes ouvidas pela TC Mover. A deputada Flávia Arruda, apoiada por Lira, segue como a mais provável futura presidente do colegiado.

Além do adiamento da instalação da CMO anunciado por Lira, a Câmara deve votar até quarta-feira a proposta de autonomia do Banco Central. Investidores, entretanto, acreditam que o impacto da aprovação da autonomia nos ativos deve ser limitado, se não nulo.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guilherme Dogo e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Itaú BBA vê Banco Inter (BIDI11) no índice MSCI em revisão trimestral

Especial: Para investidores, Autonomia do BC terá impacto limitado em ativos

Especial: Criptomoedas disparam com apoio de Elon Musk

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais