Mover

Maia afirma que Orçamento só passa com PEC Emergencial ou rompimento do Teto

Postado por: TC Mover em 27/01/2021 às 19:52
Rodrigo Maia

Brasília, 27 de janeiro – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse nesta tarde que o Orçamento para 2021 só poderá ser aprovado após a votação da Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, a PEC Emergencial, ou se o Teto de Gastos for rompido ou flexibilizado.

 

DEM não integrará base aliada, diz Maia

 

Maia estimou que, para preservar a regra, o governo terá que cortar cerca de R$60 bilhões e, por isso, também não cumprirá as supostas promessas que tem feito a deputados para ajudar a eleger Arthur Lira ao comando da Casa.

 

Tais promessas, conforme declarou Maia, custariam aproximadamente R$20 bilhões em emendas extraorçamentárias. Por fim, ele garantiu que o Democratas, DEM, atual partido do político, não fará parte da base aliada.

 

Candidatos à presidência da Câmara se comprometem a respeitar Teto de Gastos

 

O deputado Arthur Lira, candidato apoiado pelo governo Bolsonaro e favorito na disputa pela sucessão de Maia, se comprometeu novamente nesta quinta-feira a aprovar a PEC Emergencial e as reformas Administrativa e Tributária caso vença a eleição.

 

O posicionamento do deputado já havia sido informado por Lira em entrevista exclusiva à TC Mover. Nela, o parlamentar disse que será necessário aprovar, primeiro, a PEC Emergencial e o Orçamento para 2021 antes de pautar as reformas fiscais. O candidato à cadeira de Maia também se comprometeu a respeitar o Teto de Gastos.

 

Lira enfrenta o deputado Baleia Rossi, integrante do MDB e apoiado por Maia, na eleição para presidir a Casa em fevereiro. Em entrevista à consultoria Arko Advice, Rossi disse que prometeu conter agenda de privatizações para receber apoio do Partido dos Trabalhadores. Outro compromisso que o emedebista fez ao PT foi ao menos pautar criação de substituto ao auxílio emergencial, sem desrespeitar o Teto.

 

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Angelo Pavini, João Pedro Malar e Letícia Matsuura

Arte: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais