Manifestantes chegam à Esplanada; não há cordão de revista - TC
TC Mover
Mover

Manifestação em Brasília: não há cordão de revista na Esplanada; Bolsonaro discursa

Postado por: TC Mover em 07/09/2021 às 11:19
Manifestação em Brasília

São Paulo, 7 de setembro – Ao contrário do que disse a Polícia Militar do Distrito Federal na noite da última segunda-feira, 6, não houve cordão de revista na chegada dos manifestantes bolsonaristas à Esplanada dos Ministérios. Manifestação em Brasília pró-governo acontece de forma pacífica na manhã desta terça, 7.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, muitas barracas e pessoas caminham em direção à sede dos ministérios com varas e mastros de bandeiras. Até mesmo drones foram encontrados, cuja atuação seria restrita.

Manifestações de 7 de Setembro

Este feriado de 7 de Setembro se tornou uma data chave na luta entre os Poderes. Atos em defesa e contra o governo federal acontecem em centenas de cidades, médias e grandes, no Brasil.

Bolsonaro acirrou essas tensões institucionais ao convocar as manifestações, que também contêm ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal.

No sentido oposto, grupos de esquerda também programam atos.

Discurso na manifestação em Brasília

O presidente da República fez um breve discurso na manifestação em Brasília, e em São Paulo, à tarde, deve discursar novamente. Frente a milhares de manifestantes em um caminhão de som, Bolsonaro disse que não vai permitir decisões de autoridades que estejam fora das “quatro linhas da Constituição”.

“Ou o chefe desse Poder enquadra o seu ou esse Poder pode sofrer aquilo que nós não queremos”, afirmou o presidente, que também fez um aceno à manutenção dos Poderes.

“Porque nós valorizamos e reconhecemos e sabemos o valor de cada Poder da República”, declarou. “Nós todos aqui na Praça dos Três Poderes juramos respeitar a nossa Constituição. Quem age fora dela se enquadra ou pede para sair”, continuou.

Texto: Felipe Corleta
Edição: Guillermo Parra-Bernal e Stéfanie Rigamonti
Arte: Vinicius Martins / Mover

Leia também

Ibovespa sobe com baixo volume, à espera do 7 de setembro: Espresso

Chance de golpe já não é mais ‘delírio paranoico’, avalia Gustavo Franco

Privatização da Eletrobras: trabalhadores buscam travar processo com denúncias no TCU e CVM

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais