TC Mover
Mover

Mercado aguarda discussão sobre Bolsa Família na PEC

Postado por: TC Mover em 03/03/2021 às 11:44
bolsa família - auxílio

Brasília, 3 de março – A discussão sobre a exclusão do programa Bolsa Família do Teto de Gastos na Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, PEC Emergencial, está acontecendo neste momento, mas o martelo não foi batido, disseram fontes próximas das discussões. No entanto, a tendência é que a ideia seja colocada no parecer do senador Marcio Bittar. Os juros futuros abriram em alta na B3 hoje, à espera dos acordos em torno da votação da pauta hoje à tarde.


Intenção é tirar Bolsa Família dos gatilhos quando despesa ultrapassar 95%

Segundo uma fonte, o que se busca não é tirar o Bolsa Família do Teto de Gastos, mas sim dos gatilhos quando a despesa obrigatória ultrapassar 95% da despesa primária total. Isto considerado o cerne do protocolo fiscal defendido pela equipe econômica, de acordo com a fonte.

A intenção é ajudar a criar condições para, após novos quatro meses de auxílio emergencial, se construir um programa social permanente, como o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse ontem. Fazer esta exceção ao Bolsa Família na PEC Emergencial seria para assegurar que não haverá, no futuro, questionamentos que possam suscitar crime de responsabilidade do governo ou do presidente Jair Bolsonaro. A votação da PEC Emergencial está marcada para a partir das 16h00.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guilherme Dogo e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Serviços e indústria derrubam PIB, que tem pior recuo histórico em 2020

Petrobras (PETR4) perde quatro conselheiros após ingerência de Bolsonaro

Especial: Vale (VALE3) repete como queridinha nas carteiras em março, enquanto Petrobras (PETR4) despenca

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais