TC Mover
Mover

MP da Eletrobras não deve passar por comissão, diz XP Política

Postado por: TC Mover em 26/05/2021 às 16:56
MP da Eletrobras não deverá passar por comissão no Senado

Brasília, 26 de maio – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não deve concordar com pedidos para que a medida provisória de capitalização da Eletrobras, a MP da Eletrobras, passe por uma comissão antes de ser votada, segundo a XP Política.


Governo quer aprovar a MP da Eletrobras até 11 de junho, informou a XP

Para a corretora, o senador quer evitar atrasos na matéria e se empenha em sua aprovação. No entanto, deve acontecer pelo menos uma sessão de debate temático sobre a MP, com requerimento neste sentido já assinado por parlamentares da base aliada e da oposição.

Ainda de acordo com a XP, a estratégia do governo é dar o máximo de celeridade à MP da Eletrobras, para aprová-la até 11 de junho. O Palácio do Planalto tenta impedir modificações.


Senador Marcos Rogério é o favorito para assumir relatoria do texto

Em relação à relatoria da MP da Eletrobras, a tendência é favorável ao governista Marcos Rogério. Entretanto, o ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se mantém no pleito. Ambos são próximos a Rodrigo Pacheco.

Na visão dos analistas, o governo possui instrumentos para superar o clima de animosidade causado pela Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as ações do governo durante a pandemia, a CPI da Covid.


MP da Eletrobras foi aprovada na Câmara com 313 votos favoráveis

A MP da Eletrobras foi aprovada na Câmara na última quinta-feira, 20, com 313 votos a favor e 166 contra. O relatório, feito pelo deputado Elmar Nascimento, foi favorável à aprovação do texto, nos termos acordados com o governo e os líderes de bancada.

Em seu parecer, o deputado atendeu a um pleito do governo e retirou a exigência de contratação prévia das térmicas a gás para a privatização da Eletrobras. A votação ocorreu após um acordo para manter com a empresa cerca de R$40 bilhões em recebíveis após o processo de desestatização.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guilherme Dogo e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Mansano: Quais setores podem se beneficiar com a inflação?

China restringe vendas de produtos financeiros atrelados às commodities

Nogueira: Moeda do Banco Central não competirá com Bitcoin

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais