Mover

MP da Eletrobras deve ser votada em plenário em 60 dias, diz relator

Postado por: TC Mover em 16/03/2021 às 17:17
MP

Brasília, 16 de março – O parecer da medida provisória, MP, da capitalização da Eletrobras deve ser apresentado em cerca de 60 dias, e votado diretamente em plenário na mesma semana, disse à TC Mover o relator da MP, deputado Elmar Nascimento.


Aprovação da MP exigirá ampla negociação política, segundo deputado

No entanto, segundo Nascimento, o setor elétrico é complexo, e aprovar a MP exige uma ampla negociação política com as visões envolvidas, inclusive sobre o modelo proposto pelo governo, que o deputado chama de “privatização envergonhada”.

“Quero saber se é o modelo mais adequado para o próprio governo”, defendeu o deputado sobre a MP. Nascimento apontou que vender ações da companhia, com a União abrindo mão de integralizá-las, pode enfrentar resistências.

Arthur Lira disse que Câmara modificará texto enviado pelo governo

O parlamentar disse que quer chegar a um texto com condições de ser aprovado, e que tentará construí-lo em conjunto com o Senado para acelerar a aprovação da MP. O relator falou ainda que estuda modelos de desestatização da empresa elaborados desde os governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O objetivo é apresentar alternativas a líderes e congressistas, para darem a palavra final.

Em evento ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que a capitalização da Eletrobras é uma “medida tolerável”. Já o presidente da Câmara, Arthur Lira, no mesmo evento, falou que a Casa fará modificações no texto, em linha com Nascimento, mas que avançará com a MP, dando margem de 20 dias para os senadores tratarem do assunto.

Desempenho das ações da Eletrobras (ELET3 e ELET6)

MP

O papel ordinário da Eletrobras (ELET3) encerrou o dia subindo 0,30%, cotado a R$33,02. Já a ação preferencial classe B (ELET6) teve alta de 1,57%, a R$33,63. O Ibovespa recuou 0,72%, aos 114,0 mil pontos.

Para acompanhar o desempenho das ações da Eletrobras e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Kariny Leal e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Mansano: Recorde do Caged é bom sinal, mas futuro requer cautela

Troca na saúde obedece a critérios técnicos, diz Barros

Especial: Bolsonaro não está levando o país à desordem institucional, diz ex-presidente Cardoso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais