TC Mover
Mover

Nova proposta de imposto de renda isenta fundos imobiliários

Postado por: TC Mover em 13/07/2021 às 18:16
Relator da reforma do imposto de renda falou de alterações

São Paulo, 13 de julho – O texto preliminar que reformula a proposta de reforma do imposto de renda amplia o corte da alíquota base para empresas antes proposto pelo governo e isenta investimento em fundo imobiliário. A notícia agradou o mercado nesta terça-feira, 13.

O Ibovespa zerou as perdas do dia por volta das 13h50 e fechou o dia com alta de 0,45%, aos 128,1 mil pontos. Com isso, ele se descolou de Nova Iorque, onde os índices de ações Nasdaq, S&P500 e Dow Jones fecharam em quedas de 0,38%, 0,35% e 0,31%, respectivamente.

Relator da reforma do imposto de renda quer cortar alíquota para empresas para 2,50%

Na proposta original, o governo estabelecia corte da alíquota base para as empresas de 15% para 10%. Agora, o relator, deputado Celso Sabino, propõe cortar a alíquota de 15% para 2,50%, de forma escalonada, até 2023. Será mantida a alíquota adicional que é cobrada das empresas maiores, com lucro acima de R$ 20 mil. Para essas, a alíquota final cairá de 25% para 12,50%.

Agradou especialmente o mercado a retirada da taxação de 15% sobre os rendimentos de fundos de investimentos imobiliários, os FIIs, e eles seguirão isentos de impostos. A tributação de 20% de dividendos distribuídos pelas empresas está mantida, segundo o relator da reforma do imposto de renda.

Texto: Lucia Boldrini
Edição: Angelo Pavini e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

S&P inaugura cinco índices do mercado de criptomoedas

Cogna anuncia emissão de R$1,25 bilhão em debêntures

Especial: Jair Bolsonaro mantém essência da privatização da Eletrobras

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais