TC Mover
Mover

Oposição anuncia união com Maia para derrotar Lira na sucessão da Câmara

Postado por: TC Mover em 18/12/2020 às 20:11

Brasília, 18 de dezembro – Os partidos de oposição decidiram caminhar juntos com o bloco liderado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na disputa pela sucessão na presidência da Casa, somando 280 votos para derrotar o líder do Centrão e candidato do governo, Arthur Lira, por vantagem superior aos 257 votos exigidos pelo regimento interno. 

O deputado Orlando Silva, do PC do B, anunciou o entendimento entre seu partido junto ao PT, PDT, PSB e Rede durante sessão nesta tarde. Ontem, Maia garantiu que os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, Fundeb, seriam exclusivos para a rede pública. Hoje, pautou a medida provisória, MP, que prorroga o auxílio emergencial, como um gesto pelo apoio da esquerda. 

A aliança configura uma perspectiva de hegemonia de centro-esquerda para o período entre 2021 e 2022, que, se confirmar vitória em fevereiro, pode afetar o desempenho de juros e câmbio.

PSDB se junta ao Podemos para derrotar MDB no Senado

No Senado, PSDB e Podemos também formaram um bloco para disputar a sucessão do presidente Davi Alcolumbre. O MDB, maior bancada isolada de senadores, decidiu que terá candidatura própria para o cargo, porém sem decidir ainda por um nome. Nesta eleição, os partidos mais procurados em busca de alianças no Senado são o PSD e o Podemos, respectivamente a segunda e terceira maior bancada. 

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Kariny Leal e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais