TC Mover
Mover

Pacheco quer votar orçamento até março e busca alternativa fiscal

Postado por: TC Mover em 02/02/2021 às 16:27
Pacheco

Brasília, 2 de fevereiro – O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nesta tarde que vai conversar com o presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira, para instalar rapidamente a Comissão de Orçamento e votar o projeto de Lei Orçamentária Anual, LOA, para 2021 até março.

Planalto quer expandir Bolsa Família, diz líder do governo

Em declaração à imprensa antes de abrir a eleição da Mesa do Senado, Rodrigo Pacheco informou que se reunirá ainda nesta semana com a equipe econômica para encontrar uma forma de compatibilizar a responsabilidade fiscal com a assistência social.

Pacheco disse que não está definido se um benefício será criado no lugar do auxílio emergencial, também conhecido como coronavoucher, ou se haverá uma ampliação do Bolsa Família. O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, declarou à TC Mover que o cenário do Palácio do Planalto é expandir o antigo programa social.

Segundo Pacheco, Davi Alcolumbre pode assumir CCJ

Nesta semana, Pacheco decidiu pautar na quinta-feira a chamada medida provisória, MP, do setor elétrico, que estabelece dispositivos para reduzir tarifas na região Norte, estanca os subsídios a fontes renováveis e facilita o reinício das obras da usina nuclear de Angra 3, no estado do Rio de Janeiro.

Pacheco disse que o ex-presidente da Casa, Davi Alcolumbre, poderá assumir a Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, responsável por analisar a admissibilidade de matérias como a Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, PEC Emergencial, que começa a tramitar pelo Senado.

 

Um nome com a influência de Alcolumbre, como a vitória de Pacheco também comprovou, tende a facilitar a negociação das reformas econômicas e fiscais. Atualmente, a CCJ é presidida pela senadora Simone Tebet, do MDB, que perdeu a eleição para a presidência do Senado.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Kariny Leal e João Pedro Malar
Arte: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais