TC Mover
Mover

Paulo Guedes deverá fazer mudanças em equipe econômica, dizem fontes

Postado por: TC Mover em 27/04/2021 às 13:38
Paulo Guedes

São Paulo, 27 de abril – O ministro da Economia, Paulo Guedes, planeja fazer mudanças na equipe econômica, segundo três fontes relataram à Bloomberg. A primeira troca seria a entrada do atual secretário do Tesouro, Bruno Funchal, na secretaria de Fazenda, hoje ocupada por Waldery Rodrigues, que deixaria o cargo.


Saída de Waldery Rodrigues ocorre após desgastes com o Orçamento de 2021

Segundo as mesmas fontes, o Tesouro seria ocupado por um funcionário de carreira. A substituição de Waldery Rodrigues ocorre após uma série de desgastes, especialmente em torno das negociações do Orçamento de 2021.

Mais cedo, o jornal O Globo relatou que o presidente Jair Bolsonaro cogita desmembrar o ministério da Economia. Fontes do Palácio do Planalto contaram ao jornal que a ideia é “tirar pressão” do Congresso sobre o ministro Paulo Guedes.


Paulo Guedes não acredita que Ministério da Economia será dividido, dizem fontes

O plano, então, seria recriar as pastas de Trabalho, Previdência e Desenvolvimento, mantendo sob o guarda-chuva do ministro a área de Planejamento, alvo principal de pedidos de parlamentares.

As fontes da Bloomberg disseram que Paulo Guedes está “convicto” de que a pasta não será desmembrada. Criado em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Economia reuniu quatro pastas: a de Indústria, Comércio Exterior e Serviços, de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Fazenda e do Trabalho.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Confiança do consumidor americano bate recorde na pandemia

IPCA-15 sobe abaixo do consenso com desaceleração do setor de transportes

Mercados cautelosos na véspera do Federal Reserve; inflação e estreia da CPI da Covid no radar: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais