Mover

Pauta econômica deve avançar pouco em dezembro, dizem fontes

Postado por: TC Mover em 01/12/2020 às 18:39

Brasília, 1 de dezembro – Não deve acontecer um grande avanço da pauta econômica em dezembro, apesar do fim das eleições municipais, disseram à TC Mover dois parlamentares que acompanham as articulações – sinal de que as pressões no câmbio e os juros devem persistir até o final do ano e, possivelmente, até a eleição de uma nova mesa diretiva para o Congresso em fevereiro.

Os líderes do governo seguirão tentando votar ainda neste mês as medidas de ajuste fiscal, como a Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, mas o mais provável é que os congressistas deem prioridade em aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021, que é apenas uma prévia do Orçamento e impedirá que governo entre em paralisia, segundo a fonte.

Marcos da ferrovia, cabotagem e gás podem ser votados

Para reduzir o pessimismo do investidor, o Congresso pode aprovar marcos regulatórios como das ferrovias, cabotagem e gás. Com menos chances, também está no radar destas sinalizações o projeto de autonomia do Banco Central. 

Esta parece ser a agenda possível que pretende o governismo até o fim deste ano, porém o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quer pautar a Reforma Tributária, que, conforme ele, tem os votos necessários para ser aprovada. Com poucos dias à vista, a tendência é que o mercado tenha que se contentar com o país não entrar em fechamento. 

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guillermo Parra-Bernal e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais