TC Mover
Mover

Pauta econômica avançará no Senado apesar da CPI da Covid, diz fonte

Postado por: TC Mover em 27/04/2021 às 17:44
CPI

Brasília, 27 de abril – Apesar da instalação da CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito, da Covid hoje, a pauta econômica avançará no Senado, inclusive “como compensação” pelo estabelecimento do colegiado, disse à TC Mover uma fonte próxima ao presidente Rodrigo Pacheco


MP da Eletrobras não será afetada pela CPI quando chegar ao Senado, segundo fonte

Propostas ligadas à infraestrutura, como os marcos regulatórios da Cabotagem e das Ferrovias, foram apontadas como matérias que devem ser aceleradas nas próximas semanas, ao lado de projetos como o que permite a clubes de futebol se tornarem sociedades anônimas.

Também a análise da medida provisória da capitalização da Eletrobras, a chamada MP da Eletrobras, quando sair da Câmara, não será afetada pela CPI. Ela terá seu ritmo ditado pelas “negociações normais” entre os senadores e o governo.


Senadores veem Reforma Administrativa como desfavorável com proximidade das eleições

No entanto, a fonte vê a Reforma Tributária tramitando mais rapidamente do que a Administrativa. O motivo seria que os senadores consideram esta última como “desfavorável” diante da aproximação das eleições de 2022 – o que pode atrapalhar a expectativa de finalizá-la ainda neste ano nas duas Casas do Congresso.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve se empenhar para reconstruir pontes com o Senado, após cortes “muito fortes” de emendas da Casa no Orçamento de 2021, disse a mesma fonte. As mudanças anunciadas nesta terça-feira na equipe econômica foram citadas como tentativa do ministro de consertar estragos de acordos não cumpridos na peça orçamentária.


Escolha do presidente e relator da CPI foi derrota para o governo

Na manhã desta terça-feira, a CPI da Covid no Senado escolheu os senadores Omar Aziz e Renan Calheiros, respectivamente, como presidente e relator, em uma derrota do Palácio do Planalto.

O resultado, embora já esperado, aumentou temores no mercado de que a pauta econômica poderia ficar paralisada no Senado pela disputa política na comissão.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Bárbara Leite e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Vieira: Congresso antecipa novos riscos fiscais em nota

Real deve apreciar com exportadores e taxa Selic, diz Itaú

Aneel abre consulta para leilão de transmissão que prevê investimento de R$1,9 bilhão

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais