Mover

PEC Emergencial abre espaço para programa social, diz Lira

Postado por: TC Mover em 11/01/2021 às 16:25
PEC Emergencial

Brasília, 11 de janeiro – A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional Emergencial, PEC Emergencial, abre espaço no Orçamento da União para criar um novo programa social, disse o deputado e candidato à presidência da Câmara, Arthur Lira, em mais um sinal de que o Congresso deve utilizar as reformas estruturantes como forma de incrementar gastos sociais.

Hoje, a curva de juros disparou, sinal de que os investidores temem que a eleição de uma nova mesa diretora na Câmara facilite a aprovação de medidas populistas. De acordo com Lira, o Congresso não trouxe solução de curto prazo para o fim do auxílio emergencial no ano passado.

Rossi defende que solução para auxílio emergencial esteja dentro do Teto de Gastos

Mais cedo, o adversário à presidência da Câmara, Baleia Rossi, afirmou que qualquer solução para o benefício deve ser encontrada dentro do Teto de Gastos. Também disse que é preciso continuar a agenda de reformas e de responsabilidade fiscal, negando que se oporá ao presidente Jair Bolsonaro.

Recentemente, Rossi defendeu que a pandemia não acabou e informou que trabalha para recolher assinaturas para uma convocação extraordinária do Congresso para votar medidas urgentes, que analistas de mercado suspeitam que sejam um novo estado de calamidade e a prorrogação do auxílio, como está proposta em iniciativa semelhante do senador Alessandro Vieira.

Lira quer priorizar PEC Emergencial e reformas dentro do Teto de Gastos

Arthur Lira disse em entrevista exclusiva à TC Mover que, se eleito, vai priorizar a Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, PEC emergencial, e, em seguida, as Reformas Tributária e Administrativa, assim como respeitar o Teto de Gastos.

Líder na Câmara do bloco conhecido como Centrão, Lira promete decidir as pautas da Casa em conjunto com os líderes das bancadas.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guilherme Dogo e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais