TC Mover
Mover

PGR quer investigar prevaricação de Jair Bolsonaro

Postado por: TC Mover em 02/07/2021 às 17:18
Investigação sobre Jair Bolsonaro

São Paulo, 2 de julho – A Procuradoria-Geral da República, PGR, pediu a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal, STF, para investigar se o presidente Jair Bolsonaro prevaricou no caso da compra da vacina indiana Covaxin. Isto é, se sabendo de um suposto crime, deixou de tomar as medidas cabíveis, sendo o principal funcionário público do país.

O pedido ocorre após a ministra do STF Rosa Weber cobrar uma posição da PGR sobre a notícia-crime apresentada por três senadores à Corte. Os parlamentares cobraram investigação de fatos apurados pela Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as ações do governo contra o coronavírus, a conhecida CPI da Covid.

O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, responsável pela ação, afirmou que é essencial esclarecer as circunstâncias do aviso dos irmãos Miranda, que supostamente foi dado ao presidente, para que se comprove o crime de prevaricação.

Jair Bolsonaro defendeu voto auditável e evitou falar sobre denúncias

Sem tocar no assunto da denúncia dos irmãos Miranda, o presidente Jair Bolsonaro disse que o voto auditável precisa ser aprovado para que não haja fraude na eleição de 2022. Também disse que não é obrigado a apresentar provas disso. Em conversa com apoiadores em Brasília, ele voltou a criticar o ministro do STF Luís Roberto Barroso por ser contrário ao voto impresso.

Jair Bolsonaro reafirmou que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva só ganhará as eleições por meio de fraude e que o país não permitirá a volta do petista ao poder. Enquanto isso, os eleitores do presidente se concentram para uma ‘motociata’, em Salvador, sugerindo maior mobilização de apoiadores dele para enfrentar os desgastes que vem sofrendo no contexto político.

Texto: Cíntia Thomaz
Edição: Leopoldo Vieira e Letícia Matsuura
Arte:  Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Especial: Papéis cíclicos brilham em carteiras recomendadas de julho

Sanita: Seis motivos para Alliar (AALR3) se recuperar

Indústria volta a crescer em maio após três quedas

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais