TC Mover
Mover

PL dos combustíveis pode ser votado na próxima semana

Postado por: TC Mover em 10/06/2021 às 16:25
Jair Bolsonaro falou sobre PL dos combustíveis

Brasília, 10 de junho – O projeto de lei que unifica o tributo estadual ICMS incidente sobre os combustíveis, o PL dos combustíveis, deve ser votado na semana que vem. A informação foi dada pelo presidente Jair Bolsonaro a apoiadores nesta quinta-feira, 10.


PL dos combustíveis permitirá que cada estado defina preços, disse Jair Bolsonaro

O acerto para a votação da proposta foi feito no mesmo dia com o presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira, conforme o chefe do Poder Executivo.

“Cada estado vai definir o preço” e nos postos de gasolina haverá uma placa com preço da refinaria, ICMS e frete, afirmou Jair Bolsonaro sobre o PL dos combustíveis. Na avaliação do presidente, com a eventual quebra do monopólio do transporte de combustível “o preço vai lá para baixo”.

Jair Bolsonaro ainda disse que zerou impostos sobre o diesel por dois meses, mas que voltou a cobrar porque “aumentaram o ICMS”. Com a afirmação, ele sugeriu a responsabilidade de governadores pela medida.


Possível alteração na MP da Eletrobras pode reduzir riscos políticos com preço de combustíveis

Além do PL dos combustíveis, uma das possíveis mudanças na medida provisória de capitalização da Eletrobras, a MP da Eletrobras, pode reduzir os riscos políticos do aumento do preço dos combustíveis. O presidente Jair Bolsonaro tem criticado as altas, e pedido previsibilidade nos reajustes de preços.

Em fala ao jornal Valor Econômico, o relator do projeto no Senado, Marcos Rogério, adiantou a proposta. A ideia seria usar recursos oriundos da venda de gasodutos da Petrobras para abastecer um fundo para amortizar os preços de combustíveis.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guilherme Dogo e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Suzano recua após Bank of America rebaixar recomendação

Bitcoin aumenta domínio no mercado de criptomoedas

Especial: Perspectivas da MP da Eletrobras na semana que vem

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais